Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

PÁTIO CRIATIVO

Memórias e práticas do turismo no Recife são tema de exposição no Pátio de São Pedro

Publicado em: 15/10/2019 17:20 | Atualizado em: 15/10/2019 17:23

Foto: Gabriel Melo/Esp.DP.
O diário de um alemão que veio ao Recife com o zepelim em 1931, um guia turístico da cidade do Recife publicado em 1935, a inauguração do aeroporto, a construção de grandes hotéis que se localizavam no centro da cidade. Essas são algumas das curiosidades que fazem parte da exposição Memórias e Práticas do Turismo no Recife, que acontece no Pátio de São Pedro no próximo domingo (20), das 10h às 21h, dentro da programação do evento Mostra de Turismo Criativo do Recife. A exposição é uma ação do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Turísticos (Lets), do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A mostra retrata fatos curiosos que aconteceram entre 1900 e 1960 na cidade do Recife em relação ao turismo. A ideia que impulsionou o projeto é a de que, sem entender o processo histórico de estruturação do turismo no recorte temporal e contextual, a análise contemporânea e estrutural do fenômeno turístico tende a ser incompleta.

A exibição será itinerante e, depois do evento no Pátio de São Pedro, virá para a UFPE e deverá percorrer alguns pontos de interesse turístico da cidade. Coordenado pela professora Mariana Falcão, coordenadora do curso de Hotelaria, o projeto de extensão contou com o patrocínio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e com o apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Seturel) da Prefeitura do Recife.

Mostra

Realizada pela Seturel, a mostra integra o Projeto Pátio Criativo, que visa realizar ativações turísticas e culturais no Pátio de São Pedro por meio de ações integradas, criativas e inovadoras. Seu principal objetivo é construir um espaço de exposições, diálogos e de negócios para os empreendedores do turismo criativo e conectá-los com a população local e possíveis investidores. Busca também promover as experiências de turismo criativo que vêm sendo desenvolvidas no Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Sobe, Lia, sobe.
João Alberto entrevista Larissa Lins
Como se preparar para as provas do SSA 3 da UPE
Pelé abre o jogo e fala sobre racismo, mil gols e sucessor
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco