Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Meio ambiente

Limpeza nos manguezais do Recife deve remover 15 toneladas de lixo

Publicado em: 15/10/2019 11:39

Foto: Paulo Paiva/DP. (Foto: Paulo Paiva/DP.)
Foto: Paulo Paiva/DP. (Foto: Paulo Paiva/DP.)
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), iniciou, nesta terça-feira (15), uma ação de limpeza das áreas de manguezal nas margens do rio Capibaribe. Desta vez, o trabalho acontece no Cais da Alfândega e na Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, próximo à Ponte do Limoeiro. A limpeza deve ser concluída nesta semana, dependendo do nível da maré.

A ação mobiliza 12 homens, que descem às margens. A expectativa é de que sejam retiradas aproximadamente 15 toneladas de entulhos das margens do Rio. Todos os meses, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe.

As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela.

Há ainda o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizado pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, com uma cobertura de aproximadamente 35 quilômetros, dentro do Recife, incluindo as ilhas do Centro, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes.

As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões e aparelhos eletrônicos (como TV e computador).
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: artistas que trabalham com barro
Sobe, Lia, sobe.
João Alberto entrevista Larissa Lins
Como se preparar para as provas do SSA 3 da UPE
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco