Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Meio ambiente

Limpeza nos manguezais do Recife deve remover 15 toneladas de lixo

Publicado em: 15/10/2019 11:39

Foto: Paulo Paiva/DP. (Foto: Paulo Paiva/DP.)
Foto: Paulo Paiva/DP. (Foto: Paulo Paiva/DP.)
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), iniciou, nesta terça-feira (15), uma ação de limpeza das áreas de manguezal nas margens do rio Capibaribe. Desta vez, o trabalho acontece no Cais da Alfândega e na Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, próximo à Ponte do Limoeiro. A limpeza deve ser concluída nesta semana, dependendo do nível da maré.

A ação mobiliza 12 homens, que descem às margens. A expectativa é de que sejam retiradas aproximadamente 15 toneladas de entulhos das margens do Rio. Todos os meses, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe.

As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela.

Há ainda o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizado pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, com uma cobertura de aproximadamente 35 quilômetros, dentro do Recife, incluindo as ilhas do Centro, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes.

As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões e aparelhos eletrônicos (como TV e computador).
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Curados da Covid-19 ressaltam importância do isolamento
A pandemia em Pernambuco - notícias de 25/05
Jogos Inesquecíveis: Empate heroico, pênaltis e invasão marcaram acesso do Náutico em 2019
De 1 a 5: dicas para se organizar melhor durante a quarentena
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco