Infância Jornada de Desenvolvimento Infantil de PE começa nesta quinta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/10/2019 20:00 Atualizado em: 09/10/2019 20:12

Secretário da SDSCJ, Sileno Guedes. Foto: Divulgação/SDSCJ
Secretário da SDSCJ, Sileno Guedes. Foto: Divulgação/SDSCJ
As quintas-feiras do mês de outubro serão dedicadas à 1ª Jornada de Desenvolvimento Infantil de Pernambuco. Realizada no prédio anexo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), na Boa Vista, centro do Recife, o evento visa fomentar e fortalecer as políticas públicas de prevenção e enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes no estado. Nos dias 10, 17, 24 e 31, serão promovidas palestras com diversas personalidades da área. O evento é gratuito. 

A abertura será nesta quinta (10), às 9h30, com o tema “O desenvolvimento da criança com deficiência: inclusão e desafios” com os palestrantes, Pompéia Villachan Lyra, psicóloga especialista na área de transtornos do neurodesenvolvimento com ênfase em microcefalia; e Flávia Veras, coordenadora do Programa Olhar Para as Diferenças. Na ocasião, ocorrerá o lançamento do livro: “Guia Prático para Profissionais da Educação: estimulação precoce para desenvolver crianças com microcefalia”, juntamente com as palestras “Primeiríssima infância, neurociência e plasticidade cerebral”, às 10h,  e a discussão, às 11h, sobre "A criança com deficiência: Inclusão e Desafios”.

Na semana seguinte, no dia 17, será a vez da SDSCJ falar sobre “Desenvolvimento Infantil, Aspectos, Fatores e Neurociência: A criança em foco”. Às 10h, Macdouglas de Oliveira, que também é psicólogo e especialista em política de Assistência Social, ministra palestra sobre “As singularidades existentes nas questões relativas ao desenvolvimento infantil”. Já às 11h, será a vez da psicóloga e especialista em desenvolvimento atípico, autismo e educação inclusiva, Emmanuelle Chaves, debater sobre “O Desenvolvimento Infantil e o Transtorno do Espectro Autista- TEA”.

No dia 24 de outubro o tema a ser discutido será “Desenvolvimento Infantil e violência, impactos e consequências: Precisamos falar sobre isso”. Nesse dia, a psicóloga, Rafaela Paula, especialista em saúde mental e dependência química, junto com a assistente social e especialista em gênero, desenvolvimento e políticas públicas, Rosana França, vão conversar sobre “Os impactos da violência no desenvolvimento psíquico” e “Prevenção e enfrentamento das violações da infância no Brasil”, respectivamente.

Fechando a programação, o último dia do evento, no dia 31 de outubro, será sobre “Desenvolvimento infantil, Sexualidade e Direitos sexuais e reprodutivos: Quebrando Tabus”. No microfone, os especialistas Adriana Duarte e Márcio Rubens, que vão conversar sobre “Desenvolvimento sexual infantil” e “Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência”. 

“O intuito é trazer à reflexão essa temática junto com profissionais, estudantes e a público em geral”, explica o gerente de políticas para a criança da SDSCJ, Macdouglas de Oliveira. Para ele, compreender os fatores de risco e promover os fatores de proteção ao desenvolvimento infantil é de fundamental importância para promoção da saúde integral da criança, assim como entender as peculiaridades motoras, intelectuais e sociais.

Serviço:
I Jornada de Desenvolvimento Infantil de Pernambuco
Datas: 10, 17, 24 e 31/10
Horário: das 9h30 ao meio-dia
Local: Auditório da ProRural
Endereço: Rua Gervásio Pires, 399, Boa vista


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.