Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Cabo

Dez toneladas de óleo são recolhidas na Praia de Suape

Publicado em: 20/10/2019 18:00 | Atualizado em: 20/10/2019 18:11

Mancha com cerca de 200 quilos foi retirada do manguezal. Crédito: Léo Domingos/PMCSA/Divulgação
Voluntários, funcionários públicos e empresários se uniram para recolher as manchas de óleo que chegaram às praias de Suape, do Paraíso e de Calhetas, no Cabo de Santo Agostinho, na manhã deste domingo. Ao fim da ação, cerca de 10 toneladas de resíduos haviam sido recolhidas.

A primeira das manchas na Praia de Suape foi vista por volta das 5h. O óleo também atingiu parte do manguezal do Pontal de Suape. Uma mancha de aproximadamente 200 quilos foi retirado das águas pelos bugueiros Luiz Carlos Felipe e Roberto Júnior. “Sou morador da praia, vivo do turismo e tenho que fazer a minha parte”, disse Júnior.

As equipes também recolheram óleo nas praias do Paraíso, em frente ao Bar do Eloi, e em Calhetas. De acordo com técnicos da Defesa Civil do município uma mancha de grande proporção se aproxima da Praia de Gaibu, devendo chegar a faixa de areia à noite.

Os 17 km de praia do Cabo de Santo Agostinho estão sendo monitorados desde sábado pelas equipes da Prefeitura, com a ajuda de pescadores e associações de moradores. "Estamos atentos e vamos conseguir controlar a situação com a ajuda de todos", disse o prefeito Lula Cabral.

A operação de limpeza das praias e do manguezal contou com a participação de cerca de mil pessoas. Além de voluntários, reuniu equipes da guarda ambiental e defesa civil do município, Marinha, CPRH, Complexo Industrial e Portuário de Suape e Ibama.

O Complexo de Suape, por exemplo, doou mil pares de luvas plásticas e 500 sacos de raifa para o armazenamento do óleo recolhido. Outras empresas doaram água e alimentos para as pessoas que se envolveram na operaç
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Sobe, Lia, sobe.
João Alberto entrevista Larissa Lins
Como se preparar para as provas do SSA 3 da UPE
Pelé abre o jogo e fala sobre racismo, mil gols e sucessor
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco