Recife Antigo

Curso vai debater importância histórica da sinagoga Kahal Zur

Publicado em: 01/10/2019 13:21

Foto: Alcione Ferreira/arquivo DP
Pela primeira vez, o Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel, promove uma capacitação específica sobre a própria Kahal e sua história como primeira sinagoga das Américas. Acontece nos dias dias 7, 15, 22 e 29 de outubro, das 19 às 21h, na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. A iniciativa é da Federação Israelita de Pernambuco (Fipe) junto com o Centro Cultural Judaico de Pernambuco.

O curso KAHAL ZUR ISRAEL: a história e o renascimento da primeira sinagoga das Américas vai abordar um capítulo muito importante da história judaica e compreender sua inserção na história do Recife e da nação israelense de uma forma geral. A ideia também é mostrar seu vínculo com a história de muitos países, como Holanda, Portugal, Espanha e EUA.

Para o professor de história judaica, Jáder Tachlitsky, que coordena a Comunicação da Federação Israelita de Pernambuco e também a área de estudos judaicos do Colégio Israelita, o curso tem como objetivo principal promover esse resgate da história do espaço que tem grande relevância histórica para o processo de redescoberta e restauração da Sinagoga.

Em especial, diz ele, "é fundamental acompanhar o renascimento do local. A importância que o Museu-Sinagoga readquire, com seu conteúdo educativo, prestando um serviço da maior relevância à preservação da memória de Israel e o papel que cumpre na disseminação do conhecimento e da cultura da tolerância e do respeito, bem como, legar à sociedade uma maior compreensão do que representam os valores e costumes judaicos."

O curso é aberto à comunidade em geral, estudantes, professores e também para a comunidade judaica. No primeiro dia do curso, 7 de outubro, as aulas serão conduzidas por Germano Haiut, referência da comunidade judaica de Pernambuco. Ele exerceu cargos relevantes em instituições comunitárias e teve um papel fundamental no processo da restauração da Primeira Sinagoga das Américas. Com ele, estará o especialista em projetos de mercado e comercialização, José Carlos Pinto de Azevedo, professor de Gestão de Vendas no MBA das Universidades de Pernambuco e Mackenzie.

No dia 15, é a vez do arquiteto e pesquisador, José Luiz Mota Menezes, professor emérito da Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), juntamente com o historiador, Leonardo Dantas, conselheiro e coordenador de Pesquisa do Instituto Ricardo Brennand e membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura, ministrarem as atividades.

No dia 22 de outubro, as aulas serão comandadas pelo médico e empresário, Boris Berenstein, ex-presidente da Federação Israelita de Pernambuco e líder referência da comunidade judaica no Estado. Com ele estará o doutor em Historia, Marcos Albuquerque, coordenador do Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da UFPE e membro dos Institutos Históricos de Jaboatão e de Vitória de Santo Antão e das Academias de Artes, Letras e Ciências de Olinda, de História Militar do Paraguai e de História Militar Terrestre do Brasil. No último dia do curso, 29.10, os seis convidados estarão juntos para encerrar as atividades.  

SERVIÇO

Curso: KAHAL ZUR ISRAEL: A História e o Renascimento da Primeira Sinagoga das Américas

Quando: 7, 15, 22 e 29 de outubro,

Local: Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel, na rua do Bom Jesus, 197, Recife Antigo

Horário: 19h às 21h

Inscrições pelo: (81) 3224.2128 ou pelo e-mail: fipe.sec@israelita.org.br

Valor: R$ 160

TAGS: recife | curso | sinagoga |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL