Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Prêmio

Compaz do Alto Santa Terezinha recebe troféu do prefeito do Recife

Publicado em: 31/10/2019 14:47

 (Foto: Leandro de Santana/esp.DP)
Foto: Leandro de Santana/esp.DP
O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, recebeu, na manhã desta quinta-feira (31), das mãos do prefeito Geraldo Júlio, o troféu referente ao 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, um reconhecimento ao papel do Compaz junto à população.

A iniciativa faz parte do projeto municipal Fábricas de Cidadania e, em setembro, foi destaque pela redução de desigualdade social do Brasil. O reconhecimento é da Oxfam Brasil e do Programa Cidades Sustentáveis.

"Esse prêmio é um reconhecimento muito importante porque estamos de mãos dadas com quem mais precisa", disse Geraldo Júlio. A presidente executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, se emocionou ao discursar sobre o tema Educação no combate à desigualdade.

Os Centros Comunitários da Paz foram concebidos com foco na prevenção à violência, por meio da difusão da cultura de paz, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das bibliotecas parques e também de outras fontes de espaços de cidadania. A capital tem dois Compaz.

Os equipamentos se destacam pela estrutura e quantidade de serviços e atendimentos oferecidos. A primeira unidade foi inaugurada em 12 de março de 2016, no Alto Santa Terezinha. O dojô, espaço de artes marciais, é o grande destaque do Compaz Governador Eduardo Campos, com mais de 800 participantes.

Em março de 2017, a segunda unidade foi entregue à população no bairro do Cordeiro: o Compaz Escritor Ariano Suassuna. Entre os destaques da unidade da Zona Oeste está o Ateliê Compaz, cujo foco é capacitar os participantes para geração de renda. Juntos, atendem mais de 33 mil pessoas e já realizaram mais de 2 milhões de atendimentos.

Os dois equipamentos em atividade, além de garantir cidadania, oportunidades e transformar a realidade das regiões onde estão inseridos, já demonstram resultados efetivos na redução dos índices de violência. O Ariano Suassuna registrou 40% de redução nos homicídios no seu entorno, enquanto o bairro do Alto Santa Terezinha, onde fica o Compaz Eduardo Campos, não registrou nenhum homicídio em 2018. Estão em andamento as obras do Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque, e Governador Miguel Arraes, na Caxangá.
TAGS: prêmio | compaz |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A cabeça e coração de Igor de Carvalho
Qual a importância da robótica para a educação?
Majé Molê: um quilombo urbano na comunidade de Peixinhos
Creche na Ilha de Deus, uma promessa de doze anos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco