Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Campanha de vacinação contra sarampo começa hoje no Recife e Jaboatão

Publicado em: 07/10/2019 16:39 | Atualizado em: 07/10/2019 16:39

Primeira etapa vacinará crianças entre os seis meses e 6 anos de vida. Foto: Bruna Costa/Esp. DP
Os municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes começam, nesta segunda-feira (7), a edição 2019 da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde, que orienta a adesão de todos os municípios brasileiros à campanha. Em 2019, Pernambuco registrou 23 casos e duas mortes em decorrência da doença - três deles, por sinal, foram na capital pernambucana. 

Até 25 de outubro, será realizada a primeira etapa da campanha, que tem como meta vacinar crianças entre os seis meses de vida e menores de 6 anos - desde que elas nunca tenham sido imunizadas ou não haja certeza da vacinação. A segunda parte acontece em novembro, tendo como foco pessoas entre os 20 e 29 anos, que não foram vacinados ou não tenham comprovação de que receberam todas as doses recomendadas pelo ministério.

No Recife, todos os postos de saúde irão disponibilizar a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. O horário de funcionamento estendido dos postos, iniciado em setembro, será mantido - segunda a sexta, das 8h às 21h. “As crianças terão prioridade por apresentarem maior risco de complicações. E os jovens adultos também estão incluídos na campanha por estarem inseridos em uma faixa etária que apresenta números expressivos de casos da doença, pois muitos só tomaram a primeira dose da vacina, o que não garante a completa imunização”, explica o secretário de saúde da capital, Jailson Correia.

Em Jaboatão, também todas as unidades de saúde municipais disponibilizarão doses da tríplice. "O sarampo é uma doença séria, que pode desencadear complicações, como desnutrição, infecções respiratórias, diarreia, e em casos mais graves pode até matar. Nós estamos convocando a população jaboatonense para garantir sua saúde e bem-estar", reforça a secretária de saúde jaboatanense, Zelma Pêssoa.

Clique aqui para conferir os locais de vacinação no Recife e aqui para ver os de Jaboatão.
TAGS: vacina | sarampo | campanha | saude |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL