Diario de Pernambuco
Busca

MPPE

Audiência pública em Fernando de Noronha vai discutir abastecimento de água

Publicado em: 15/10/2019 19:47 | Atualizado em: 15/10/2019 19:47

Foto: Paulo Paiva/DP.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza, no próximo dia 24, das 14h30 às 17h30, uma audiência pública em Fernando de Noronha para elucidar questões relativas ao abastecimento de água no arquipélago. O encontro será realizado no Conselho Distrital de Fernando de Noronha e tem o objetivo de reunir gestores, técnicos, entidades ambientais e sociedade civil.

Um dos principais objetivos é procurar maneiras alternativas para que se possa obter o abastecimento de água potável sem necessitar tanto do dessalinizador de água marinha. Um inquérito civil já foi instaurado e a audiência irá, ainda, buscar mais informações, esclarecimentos e sugestões que levem a ilha a depender cada vez menos da dessalinização.

Existe um projeto governamental de ampliação e modernização do sistema de dessalinização. Entretanto, o impacto ambiental e econômico podem ser enormes. “É um sistema movido a energia gerada por uma termoelétrica que consome milhares de litros de óleo diesel por dia, portanto, poluente. O aumento da capacidade do dessalinizador repercutirá no uso diário de combustível fóssil. Além disso, o investimento no projeto prevê um gasto de cerca de R$ 22 milhões”, explica o promotor de Justiça do arquipélago Flávio Falcão.

Além disso, há o constante risco de acidente ecológico no transporte e descarrego de milhões de litros de diesel por ano feitos no Porto de Santo Antônio. O inquérito civil, publicado no Diário Oficial de 27 de setembro é para averiguar a viabilidade de aproveitamento dos recursos hídricos provenientes dos açudes e poços, águas superficiais e pluviais já existentes em Noronha. Se não seriam uma alternativa mais barata e limpa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL