Diario de Pernambuco
Busca

Trânsito

Ruas da Ilha do Leite passam a ter estacionamento de Zona Azul dia 23

Publicado em: 19/09/2019 17:09

Placas de Zona Azul começaram a ser instaladas nas ruas da Ilha do Leite. Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO
A partir da próxima segunda-feira (23), a Zona Azul chega ao bairro da Ilha do Leite, área central do Recife. 220 vagas de estacionamento localizadas na Avenida Frei Matias Teves e nas ruas Senador José Henrique, Francisco Alves, Estado de Israel, Jornalista Trajano Chacon, Antônio Gomes de Freitas, Elvira Carreira de Oliveira e General Joaquim Inácio. O tempo de permanência estacionado nessas ruas será de 5 horas. 

A iniciativa faz parte da implantação do conceito de Zona 30 na região pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Em vigência desde essa quarta-feira (18), a Zona 30 é um perímetro urbano em que os veículos não podem trafegar a mais de 30 quilômetros por hora. A iniciativa visa garantir um trânsito mais seguro. A Ilha do Leite foi o segundo bairro da capital a receber o conceito, em uma área de 1.090 metros quadrados.

De um total de 220 vagas de estacionamento rotativo, 9 serão destinadas a idosos e 5 para pessoas com deficiência, atendendo às exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para as motocicletas, existem cerca de 45 vagas. Além disso, das vagas de estacionamentos já existente em área pública, seis delas darão espaços a paraciclos que podem abrigar 50 bicicletas. 

As placas de sinalização, indicando os espaços de estacionamento rotativo, ainda estão sendo implantadas nas ruas. O funcionamento da Zona Azul na Ilha do Leite será de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Para poder estacionar, é preciso ativar a autorização no aplicativo Zona Azul Digital Recife, disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS. Outra opção em pontos de venda existentes na área - já credenciados pela empresa responsável pelo gerenciamento do serviço, a Serttel. Custa R$ 3.

Para ativar a vaga pelo smartphone, o usuário deve cadastrar a placas do veículo que utiliza, realizar a compra de um cartão de Zona Azul digital (utilizando cartão de crédito ou débito), escolher o tempo de permanência conforme sinalização indicativa na via e, por fim, confirmar a ativação. Ao utilizar o aplicativo, o usuário receberá uma notificação quando o seu tempo de permanência estiver acabando e poderá fazer a renovação da mesma vaga por apenas mais uma vez.

Quem for flagrado utilizando uma vaga de Zona Azul sem a devida ativação comete infração grave. A multa é de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação; e o veículo está passível de remoção ao depósito.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL