Patrimônio

Olinda é premiada pelo Iphan por projeto de pintura do Sítio Histórico

Publicado em: 04/09/2019 14:41

Iniciativa incentiva revitalização das fachadas do Sítio Histórico. Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação
O projeto Pinte o seu Patrimônio, criado pela Prefeitura de Olinda, venceu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, considerado o mais importante na área do patrimônio histórico do país. A premiação, que chegou à sua 32ª edição, é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ação olindense conquistou a categoria de Entidades Governamentais.

O projeto incentiva a revitalização de fachadas no perímetro de tombamento do Sítio Histórico, utilizando materiais, técnicas e cores tradicionais e pintura à base de cal virgem. A operação é realizada em parceria com os moradores, que adquirem os insumos necessários para execução do serviço e contam com o apoio do poder público através do auxílio de engenheiros e arquitetos. A mão-de-obra é de reeducandos, fornecida por meio de convênio com o governo do estado, com o  Programa de Patronato.

“Trata-se de uma valorização importante, tanto pela técnica quanto pelo trabalho social envolvendo os reeducandos e também os moradores. É algo que nos motiva ainda mais e traz a chance de incentivar iniciativas semelhantes em outros locais do país, deixando as cidades mais bonitas e preservadas como a nossa”, destacou a secretária-executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca. A cerimonia de premiação acontecerá para outubro, durante o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, em Porto Alegre (RS).

Os proprietários de imóveis no Sítio Histórico de Olinda podem se inscrever na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura, localizada na Rua de São Bento, 160, no bairro do Varadouro. Informações: (81) 3439-1988.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL