Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MEIO AMBIENTE

No Dia Mundial de Limpeza de Praias, mutirão recolhe lixo no litoral pernambucano

Publicado em: 20/09/2019 11:55

Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP. (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.)
Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP. (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.)
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Semas realiza nesse sábado (21/09), às 14h, uma atividade educativa em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias. O mutirão de recolhimento de resíduos terá como ponto de encontro o posto 8 da Avenida Boa Viagem, na esquina com a Av. Armindo Moura, e segue até a Igrejinha de Piedade, à beira-mar, onde haverá um ponto de encontro para a pesagem e recolhimento dos resíduos coletados. A ação voluntária conta com o apoio da Agência CPRH e da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes.

A campanha International Coastal Cleanup Day (Dia Internacional da Limpeza Costeira, em tradução livre) surgiu nos Estados Unidos, e é coordenada pela ONG ambientalista Centro para a Conservação da Vida Marinha - Ocean Conservancy, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA. Neste ano, programa ambiental acontece no dia 21/09, quando serão mobilizados milhares de voluntários em cerca de 100 países, que recolhem o lixo, especialmente os resíduos plásticos, das praias e rios. O mutirão acontece simultaneamente na África, Europa, Ásia Ocidental, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe e América do Norte, o material é pesado e catalogado, e depois segue para um destino ambientalmente adequado.

Outras iniciativas voluntárias para o recolhimento de resíduos sólidos acontecem no país, como a Semana Mares Limpos, realizada pela ONU Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Ecosurf, com ações de limpeza em praias, rios e parques, em 20 estados, entre 14 e 21/09. O eventos são realizados com o apoio de prefeituras, estados, sociedade civil e grupos ambientalistas.

No estado, além da ação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, outros mutirões acontecem entre os dias 20 e 21, de forma simultânea, coordenadas pelos municípios litorâneos de Recife, São José da Coroa Grande, Serrambi, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Itapissuma, Paulista, Rio Formoso e Sirinhaém. Haverá também mutirões de limpeza de rios e praças nas cidades de Petrolina, Ouricuri e Pesqueira, no interior do estado. Para conferir as programações locais, os interessados devem procurar as prefeituras.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, "o Governo do Estado está aderindo a este esforço global para combater a poluição por resíduos plásticos e sensibilizar a população sobre os cuidados com os ambientes naturais. O evento é aberto ao público, ressaltando o compromisso de cada cidadão com o meio ambiente. A ação é também um alerta sobre a necessidade de proteção do ecossistema litorâneo e de toda a vida marinha, como tartarugas e golfinhos, principais vítimas deste tipo de poluição".

Serviço
Dia Mundial de Limpeza de Praias - Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Semas
Dia 21 de setembro (sábado, às 14h)
Concentração: Na praia, defronte ao Posto 8 (Corpo de Bombeiros) da Av. Boa Viagem, na esquina com a Av. Armindo Moura, em Piedade).
Percurso: As equipes de voluntários se deslocarão pela praia, em direção à Igrejinha de Piedade, onde haverá um ponto de apoio para recolhimento e pesagem do material recolhido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Depois de campanha, estudante com altas habilidades ganha equipamento para assistir a videoaulas
26/05: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
A pandemia em Pernambuco - notícias de 25/05
Curados da Covid-19 ressaltam importância do isolamento
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco