Diario de Pernambuco
Busca

Meio ambiente

No Dia Mundial de Limpeza, ação recolhe 114 toneladas de lixo em Ipojuca

Publicado em: 23/09/2019 08:05

Foto: Divulgação. (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação. (Foto: Divulgação.)

Um dia após a ação do Dia Mundial da Limpeza, o número de lixo arrecadado no município do Ipojuca surpreendeu e mostrou a força que o trabalho em conjunto possui. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, foram arrecadadas 114 toneladas de lixo em todo o município. Sendo 1 tonelada só no litoral ipojucano, como as praias de Praias de Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi, e o restante nas áreas urbanas (Ipojuca, Nossa Senhora do Ó e Camela) e rurais (nos 72 engenhos existentes).  

"Este é o tipo de ação que não pode ficar só a cargo das prefeituras. Quando se trata de preservação do Meio Ambiente, quanto mais gente se envolver, melhor", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Erivelto Lacerda. Segundo ele, o quantitativo superou as expectativas porque contou com o empenho de diversos segmentos que se preocupam com o planeta e que têm compromisso sócio-ambiental. Como exemplo disto, ele citou as faculdades que participaram tirando seus alunos da sala de aula para ver a problemática das ações destrutivas com o ecossistema na prática.

O secretário municipal também citou as associações e ONGs que mais do que arrecadar o lixo, se preocuparam em trabalhar a conscientização das pessoas, como foi o caso do parceiro da Prefeitura: o Ecoassociados, que montou uma tenda em Porto de Galinhas para chamar atenção sobre os dados de degradação ambiental. Até mesmo a empresa que realiza a limpeza do município, foi orientada a ir além em prol do meio ambiente, com isto aumentaram em 10% sua coleta. Mergulhadores voluntários foram para alto mar, para extrair o lixo que compromete a vida de diversos animais marinhos. Jangadeiros e pescadores também intensificaram suas ações nos rios e mangues. "O retorno foi surpreendente", comemorou Erivelto Lacerda.

O turista Lênio dos Santos, que veio de Goiânia com os amigos passar o fim de semana em Porto de Galinhas, recebeu a abordagem de uma das técnicas da Secretaria de Meio Ambiente de Ipojuca sobre a importância de jogar o lixo no lixo e não na praia. "É importante esta ação para a gente ter este benefício de Deus aqui para o resto da vida", comentou ele. A vendedora ambulante e moradora de Porto de Galinhas, Letícia Ximendes, deu uma pausa no trabalho para trazer o filho Matias de 4 anos, para ajudar voluntariamente na ação. "Quero que ele cresça respeitando o lugar aonde vivemos, cuidando da natureza", afirmou. A ação contou também com a presença da vice-prefeita Patrícia Alves e dos secretários de turismo, Mário Pilar; de Educação, Francisco Amorim, e da Mulher, Bianca Lacerda.

Balanço
Área Litorânea: 1 tonelada (Porto, Maracaípe e Serrambi)
Área Urbana:
Ipojuca: 25 toneladas
Nossa Sra Ó: 30 toneladas
Camela: 16 toneladas
Porto de Galinhas:35 toneladas
Serrambi: 7 toneladas
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL