Setembro Amarelo Experiências de prevenção ao suicídio em ciclo de palestras gratuitas na UFPE

Publicado em: 10/09/2019 09:07 Atualizado em: 10/09/2019 09:23


O Setembro Amarelo foi instituído em 2003 pela Associação Internacional da Saúde (OMS) e tem como objetivo prevenir o suicídio  Crédito: Pixabay/Divulgação
O Setembro Amarelo foi instituído em 2003 pela Associação Internacional da Saúde (OMS) e tem como objetivo prevenir o suicídio Crédito: Pixabay/Divulgação
O Departamento da História da UFPE promove hoje uma palestra gratuita, que vai abordar experiências de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. Entre as palestrantes Viviane Loureiro do Departamento de Música e do Centro de Artes e Comunicação (Cac)e Rosinha Barbosa do Departamento de Psicologia/CFCh). As inscrições podem ser feitas no www.even3.com.br/experienciasdeprevencaoosuicidiodasaudemental. O evento é aberto ao público.
 
A programação prossegue no dia 17  com palestras que vão abordar relatos de acolhimento e cuidado em saúde mental. Neste dia o encontro será no auditório do Serviço de Psicologia Aplicada e os palestrantes serão estudantes e profissionais ligados ao programa de Promoção da Saúde Menta. No mesmo dia haverá uma roda de conversa aberta sobre saúde mental, trabalho e prevenção ao suicídio no mesmo auditório. Para este evento, os interessados podem se inscrever no www.even3.com.br/saudementaltrabalhoeprevencaoaosuicidio. A roda de conversa será no auditório do CFCH. 
 
A programação do mês de setembro encerra no dia 26. No dia 23 haverá duas palestras. A primeira sobre a valorização da vida na teoria existencial com o professor Darlindo Ferreira de Lima. E a segunda traz o tema: De anseio autodestrutivo ao anseio de vida. A palestra será ministrada pela professora Lucicleide Falcão Rodrigues do Departamento de Psicologia/CFCH. As inscrições para participar desta palestra pode ser feita no www.even3.com.br/ciclodepalestrasspa.
 
No dia 24 haverá palestras voltadas para a rede de atendimento no SUS das pessoas em sofrimento psiquico. O evento será aberto ao público no anfiteatro do CCSA e terá como palestrantes psiquiatras e assistentes sociais ligados à Rede/SUS.
 
No dia 26 do mês, último dia da programação, haverá duas palestras: Prevenção e Pósvenção ao suicídio e discussões sobre o sentida da vida e do trabalho.As palestras vão ocorrer no auditório do CCSA. Os interessados podem se inscrever no www.even3.com.br/discussoessobresentidodavidaedotrabalho.
  
AMARELO

O Setembro Amarelo foi instituído em 2003 pela Associação Internacional da Saúde (OMS) e tem como objetivo prevenir o suicídio por meio da adoção de estratégias por governos de diferentes países.  No Brasil, a campanha é realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014. A proposta é quebrar o tabu que redeia a temática, acabar com o silêncio sobre o assunto, informar, esclarecer e estimular o diálogo. Assim, as pessoas se sentirão mais confortáveis para pedir e oferecer ajuda.

Pensando na importância dessa iniciativa, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o Programa de Resiliência e Prevenção ao Suicídio (PRPS) da UFPE preparou uma programação de ações que irão acontecer no campus neste mês de setembro. Confira abaixo a programação:


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.