Diario de Pernambuco
Busca

Setembro Amarelo

Equipes vão à orla de Olinda orientar sobre prevenção ao suicídio

Publicado em: 16/09/2019 11:13

Praia de Bairro Novo receberá a campanha Setembro Amarelo. Foto:  Gabriel Melo/ Esp .DP
Dentro da programação alusiva à campanha Setembro Amarelo, que combate a depressão e o suicídio, a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Olinda realiza, nesta terça-feira (17), das 9h às 12h, uma atividade educativa em um quiosque da orla de Bairro Novo, perto da Praça do antigo quartel do Exército.
Uma equipe distribuirá panfletos educativos dará orientações práticas, esportivas e integrativas, como a técnica milenar chinesa ventosa e acupuntura auricular. Haverá também recreação.

O Setembro Amarelo foi lançado em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e é a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos. Além disso, um estudo realizado em 2002, por José Manoel Bertolote, pesquisador na área, afirma que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente ou não tratados de forma alguma. Também de acordo com a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL