Diario de Pernambuco
Busca

Feriado

Confira como foi o 7 de Setembro em Ipojuca e Caruaru

Publicado em: 07/09/2019 18:10

Raquel Lyra e o pai, o ex-governador João Lyra Neto, acompanharam o desfile em Caruaru - Jorge Farias/Prefeitura de Caruaru
Além do Recife, as cidades de Ipojuca, na Região Metropolitana, e de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, também tiveram desfiles cívicos para celebrar o 7 de Setembro, Dia da Independência. Na capital do forró, o evento foi realizado em um novo local: saindo da Praça da Criança e caminhando pela Rua Cleto Campelo, Avenida Manoel de Freitas e Rua Frei Caneca.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, acompanhou o desfile na companhia do pai, o ex-governador João Lyra Neto, e do o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro. As atividades começaram às 8h, com o hasteamento das bandeiras, em frente ao Grande Hotel. Em seguida, mais de sete mil pessoas saíram pelas ruas do município. 

Leia também:
Civis e militares são protagonistas do desfile na Mascarenhas de Morais

Grito dos Excluídos segue até às 17h na Praça do Derby

“Aqui em Caruaru, nós colocamos as forças operativas de segurança pública, a guarda municipal desfilando pela primeira vez, com efetivo redobrado e as nossas escolas, que mostraram todo o trabalho vivenciado no dia a dia. O nosso sentimento é de orgulho e de cidadania”, conta Raquel.

Ipojuca contou com 5 desfiles, sendo um no centro e outros quatro nos distritos e praias - Secom/Ipojuca

Ipojuca
A cidade de Ipojuca contou com mais de um desfile cívico neste 7 de setembro. Além do centro do município, Porto de Galinhas, Nossa Senhora do Ó, Camela e Serrambi também tiveram atividades. “Como se trata de um município peculiar, tivemos um desfile em cada uma destas localidades. Assim, pudemos assistir às apresentações de todas as escolas e bandas ipojucanas”, explicou a prefeita Célia Sales. 

No evento do centro, Célia fez a revista da Guarda Municipal antes do desfile, na companhia do secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais, e da vice-prefeita Patrícia de Leno. Questões muito relevantes para o país foram tratadas no desfile como o combate ao tráfico de pessoas, a necessidade da conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a urgência da inclusão de crianças especiais na sociedade.

Desfile no Recife passou pela Avenida Mascarenhas de Morais - Peu Ricardo/DP

Recife
Na capital, os dois quilômetros do desfile foram percorridos, ao longo de duas horas, por estudantes, efetivo militar da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e civis. Para sorte do público e dos protagonistas do desfile, o sol resolveu aparecer na capital pernambucana nesta manhã. O evento seguiu do Viaduto Tancredo Neves até a Estação do Metrô Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes.

O efetivo militar foi constituído por 320 integrantes da Marinha, 1169 do Exército, 700 da Aeronáutica, 500 da PM, 300 do Corpo de Bombeiros e 250 da Guarda Municipal. No desfile motorizado, participaram 124 viaturas militares e 74 veículos civis, assim como das tropas da PM a cavalo. O desfile cívico contou com 44 escolas e entidades civis, totalizando 2669 pessoas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL