Diario de Pernambuco
Busca

Capacitação

CESAR lança pós-graduação em engenharia e análise de dados

Publicado em: 16/09/2019 16:52 | Atualizado em: 16/09/2019 17:18

%u201CDados são o novo petróleo%u201D, observa o coordenador do novo curso do CESAR, Felipe Ferraz. Foto: CESAR/Divulgação
A CESAR School, centro de ensino e inovação do CESAR, lançou um curso de especialização em análise e engenharia de dados, com primeira turma terá início em novembro de 2019. Dirigido a profissionais já graduados em áreas do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), o curso será realizado em parceria com o Centro de Informática da UFPE.

As aulas na própria CESAR School, que se localiza no Porto Digital, um dos maiores polos de tecnologia e inovação do país. As aulas ocorrerão às sextas e sábados, totalizando 360 horas ao longo de 18 meses de curso. No programa estão previstas disciplinas teóricas e práticas que mapeiem todo o processo de descoberta de conhecimento em dados com foco na resolução de problemas reais e do mercado.

“Muito se fala hoje na importância da análise e engenharia de dados e, parafraseando o matemático inglês Clive Humby, “dados são o novo petróleo”, de fato”, observa o coordenador do novo curso do CESAR, Felipe Ferraz. “E a todo momento surgem novos projetos e serviços que exigem formação mais sólida na área, por isso buscamos compor uma formação técnica, científica e aplicada em parceria com professores oriundos da UFPE”.

São muitos os exemplos da utilidade da análise e engenharia de dados. Desde o uso de aplicativos para serviços de taxi, de hospedagem, de aluguel de filmes, até a instalação de câmeras de monitoramento pela cidade, todos geram um grande volume de dados dos quais se pode extrair conhecimento dos mais amplos e com possibilidades de emprego ainda ilimitadas. “A partir dos dados gerados pelo usuário de um serviço, sobre seus hábitos e preferências de consumo, pode-se desenvolver novos produtos adequados àquele perfil de consumidor”, observa o Felipe Ferraz.

A previsão é de que a primeira turma seja formada com 25 alunos. As inscrições estão abertas e oferecem desconto de 15% até 20/9 e de 10% até 7/10. O pagamento pode ser feito em 18 mensalidades no valor de R$ 920 (valor integral, sem desconto).

Criado no Recife (PE) em 1996, o CESAR vendeu mais de R$ 100 milhões em projetos para clientes dos mais diversos setores no ano passado. A instituição faz parte do Porto Digital - parque que agrega na capital pernambucana mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e economia criativa. O CESAR possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o CESAR também atua na aceleração de novos negócios. Mais em www.cesar.org.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL