Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Rainha do Recife

Centenário de Nossa Senhora do Carmo tem programação até sábado

Publicado em: 20/09/2019 09:13 | Atualizado em: 20/09/2019 09:21

Prefeito do Recife, Geraldo Julio participou, ontem, da missa celebrada pelo arcebispo dom Fernando Saburido na Basílica do Carmo. Crédito: André Rêgo Barros/PCR

Fé e devoção marcaram a Santa Missa em homenagem ao centenário da coroação canônica da imagem de Nossa Senhora do Carmo, coroada há 100 anos como Rainha de Recife e de Pernambuco. A cerimônia religiosa de hoje, fez parte do Tríduo de encerramento, iniciado no dia 18. O Prefeito Geraldo Julio e a primeira-dama Cristina Mello acompanharam a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e pelo Frei Rosenildo Alexandre, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, na noite de ontem.

“Hoje é uma data muito importante para os recifenses, que há cem anos escolheram Nossa Senhora como padroeira da cidade e a igreja reconheceu exatos cem anos atrás. É uma alegria muito grande, estar aqui com Dom Fernando, Frei Rosenildo, e junto também da população, ter a oportunidade de presenciar o centenário dessa coroação”, destacou o Prefeito. 

Para as comemorações do centenário, a imagem de Nossa Senhora, confeccionada em madeira nobre, com 2,2 metros de altura e pesando 250 quilos, com uma coroa de 3.000 gramas de ouro e 60 centímetros de altura, foi totalmente restaurada. A cúpula da igreja também passou pelo processo. A Prefeitura do Recife, por meio da secretaria Executiva de Inovação Urbana e  da Autarquia de Limpeza Urbana (Emlurb), com a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também realizou intervenções como revitalização da faixada da igreja e a recuperação do piso externo do Largo do Carmo, iluminação, entre outros serviços. 

Dom Fernando Saburido expressou sua emoção com a celebração. “Nossa Senhora é a padroeira da cidade do Recife e querida por todos. A data de hoje representa muito, por que anos remete ao monte Carmelo e toda uma história de coragem, libertação e ali inspirou uma vida contemplativa e missionária, motivando a todos o compromisso com a fé”. O Arcebispo também falou sobre a parceria com a Prefeitura do Recife. “Fico feliz com a sensibilidade da Prefeitura do Recife, e do Prefeito Geraldo Julio em colaborar para que a festa seja grandiosa, e para que tudo aconteça da melhor maneira possível”, pontuou. 

Margarida Martins, veio de São Cristóvão, em Sergipe para acompanhar os festejos. “Como carmelita, hoje é uma data muito importante, porque podemos viver a nossa fé e comemorar o centenário de coroação de Nossa Senhora”, afirmou. Após a missa, a banda Los Cubanos, fechou o dia de festejos com uma bela apresentação no palco montado em frente a Basílica. 

Iniciado no dia 18, as comemorações seguem até o sábado, 21. A data marca os 100 anos em que a imagem de Nossa Senhora do Carmo, que chegou na Basílica do Carmo do Recife no século XVII, saiu pela primeira vez do altar central da Igreja e percorreu as ruas da capital pernambucana até a Faculdade de Direito, na Boa Vista para ser coroada. No sábado a santa sairá pela segunda vez do altar da Basílica e seguirá em procissão, refazendo o mesmo percurso de cem anos atrás. A romaria encerra as comemorações, que teve início em agosto de 2018.

--
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Brasil: produção industrial despenca
Criança cai do 9º andar de edifício no bairro de São José
03/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Destaques do dia: criança morre ao cair de prédio, #BlackOutTuesday e pandemia
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco