Diario de Pernambuco
Busca

Rainha do Recife

Centenário de Nossa Senhora do Carmo tem programação até sábado

Publicado em: 20/09/2019 09:13 | Atualizado em: 20/09/2019 09:21

Prefeito do Recife, Geraldo Julio participou, ontem, da missa celebrada pelo arcebispo dom Fernando Saburido na Basílica do Carmo. Crédito: André Rêgo Barros/PCR

Fé e devoção marcaram a Santa Missa em homenagem ao centenário da coroação canônica da imagem de Nossa Senhora do Carmo, coroada há 100 anos como Rainha de Recife e de Pernambuco. A cerimônia religiosa de hoje, fez parte do Tríduo de encerramento, iniciado no dia 18. O Prefeito Geraldo Julio e a primeira-dama Cristina Mello acompanharam a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e pelo Frei Rosenildo Alexandre, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, na noite de ontem.

“Hoje é uma data muito importante para os recifenses, que há cem anos escolheram Nossa Senhora como padroeira da cidade e a igreja reconheceu exatos cem anos atrás. É uma alegria muito grande, estar aqui com Dom Fernando, Frei Rosenildo, e junto também da população, ter a oportunidade de presenciar o centenário dessa coroação”, destacou o Prefeito. 

Para as comemorações do centenário, a imagem de Nossa Senhora, confeccionada em madeira nobre, com 2,2 metros de altura e pesando 250 quilos, com uma coroa de 3.000 gramas de ouro e 60 centímetros de altura, foi totalmente restaurada. A cúpula da igreja também passou pelo processo. A Prefeitura do Recife, por meio da secretaria Executiva de Inovação Urbana e  da Autarquia de Limpeza Urbana (Emlurb), com a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também realizou intervenções como revitalização da faixada da igreja e a recuperação do piso externo do Largo do Carmo, iluminação, entre outros serviços. 

Dom Fernando Saburido expressou sua emoção com a celebração. “Nossa Senhora é a padroeira da cidade do Recife e querida por todos. A data de hoje representa muito, por que anos remete ao monte Carmelo e toda uma história de coragem, libertação e ali inspirou uma vida contemplativa e missionária, motivando a todos o compromisso com a fé”. O Arcebispo também falou sobre a parceria com a Prefeitura do Recife. “Fico feliz com a sensibilidade da Prefeitura do Recife, e do Prefeito Geraldo Julio em colaborar para que a festa seja grandiosa, e para que tudo aconteça da melhor maneira possível”, pontuou. 

Margarida Martins, veio de São Cristóvão, em Sergipe para acompanhar os festejos. “Como carmelita, hoje é uma data muito importante, porque podemos viver a nossa fé e comemorar o centenário de coroação de Nossa Senhora”, afirmou. Após a missa, a banda Los Cubanos, fechou o dia de festejos com uma bela apresentação no palco montado em frente a Basílica. 

Iniciado no dia 18, as comemorações seguem até o sábado, 21. A data marca os 100 anos em que a imagem de Nossa Senhora do Carmo, que chegou na Basílica do Carmo do Recife no século XVII, saiu pela primeira vez do altar central da Igreja e percorreu as ruas da capital pernambucana até a Faculdade de Direito, na Boa Vista para ser coroada. No sábado a santa sairá pela segunda vez do altar da Basílica e seguirá em procissão, refazendo o mesmo percurso de cem anos atrás. A romaria encerra as comemorações, que teve início em agosto de 2018.

--
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL