Diario de Pernambuco
Busca

Templo

Basílica do Carmo batiza seus cinco novos sinos

Publicado em: 18/09/2019 15:36

Novas peças substituem três sinos rachados que não repicam desde 2010. Foto: AOR/Divulgação
Foi aberto nesta quarta-feira o tríduo de encerramento do centenário da coroação canônica da imagem de Nossa Senhora do Carmo, coroada há 100 anos como Rainha de Recife e de Pernambuco. Às 19h, primeira noite dos festejos com cerimônia eucarística e pregação do bispo da Diocese de Cajazeiras (PB), frei Francisco de Sales.

Ainda dentro desta cerimônia acontece o batismo dos sinos, com benção solene e aspersão com água benta nos cinco novos sinos que irão substituir os três outros instrumentos que estão rachados e sem tocar desde 2010 na torre sineira da Basílica. A subida das novas sinetas acontece nesta quinta-feira (19).

Cada um dos sinos recebeu um nome como forma de homenagem. O maior de todos pesa 550 quilos e vai se chamar Nossa Senhora do Carmo, o de 210 quilos, profeta Elias, a sineta de 155 quilos, profeta Eliseu, já o de 110 quilos irá se chamar São Simão Stock e o de 75 quilos, São João Crisóstono.

Nos três menores estão gravados com a frase "centenário da coroação canônica, Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife-PE". Os novos sinos irão soar pela primeira vez, às 16h, na saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, no próximo sábado, dia 21.

A campanha para pagamento dos sinos continua, pois foi arrecadado apenas a metade do valor dos sinos que custa 138 mil reais Os interessados podem contribuir por três formas: através de depósito bancário em nome da Província Carmelitana Pernambucana, no Banco do Brasil, agência 1850-3, conta corrente 14.273-5, CNPJ 10.946.424/0004-40; pela compra da rifa de um carro Chery New QQ , no valor de 10 reais e doações feitas nas urnas localizadas no altar-mor da Basílica do Carmo. O sorteio do veículo acontece no dia 21 de setembro deste ano.

Nesta quinta-feira, segundo dia do festejo, Santas Missas às 7h, 8h, 10h, 12h e 15h. Às 19h, celebração religiosa com o arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido que preside a celebração. Após o ato religioso, show com a banda Los Cubanos, no palco montado em frente a Basílica, localizada na avenida Dantas Barreto, área central da capital pernambucana.

No terceiro dia do tríduo comemorativo do centenário (20), as cerimônias seguem nos mesmos horários: 7h, 8h, 10h, 12h e 15h. Às 19h, a celebração da Santa Eucaristia vai ser com o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e pároco de Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem, monsenhor Luciano Brito. Em seguida show com a cantora Irah Caldeira.

Já no sábado, 21, uma programação especial foi montada para o encerramento das comemorações do centenário da coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo que teve início em agosto de 2018. A partir das 6h, a Romaria da Gratidão sairá da Igreja do Carmo de Olinda em direção a Basílica do Carmo do Recife, num percurso de 9 km. Às 10h, Santa Missa de acolhida dos romeiros, com a presidência do reitor da Igreja do Carmo de Olinda, frei Luiz Nunes.

Às 12h, Celebração Eucarística com o reitor da Basílica do Carmo do Recife, frei Rosenildo Alexandre. Às 15h, Santa Missa campal presidida pelo arcebispo de Aracaju, dom João Costa.  Às 16h, saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, ornada com uma coroa de rosas na cabeça. O cortejo sairá da Basílica do Carmo e seguirá pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros, passando em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, ponte Princesa Isabel e ruas da Aurora, João Lira, do Hospício e Princesa Isabel.

Em frente à Faculdade de Direito, na Boa Vista, área central do Recife, será montada uma estrutura que irá receber a imagem da Santa para o ato comemorativo da Coroação Canônica com uma réplica da coroa que foi usada em 2019.

Logo após o evento celebrativo, a procissão retorna a Basílica do Carmo pela rua e ponte Princesa Isabel, rua do Sol e avenidas Guararapes e Dantas Barreto até o pátio do Carmo. Dentro da programação cultural, show com o sanfoneiro Dudu do Acordeon que irá receber os devotos da Flor do Carmelo, sempre coroada como Rainha de Recife e de Pernambuco.   

Dia 21 de setembro de 2019 marca os 100 anos em que a imagem de Nossa Senhora do Carmo, que chegou na Basílica do Carmo do Recife no século XVII, confeccionada em madeira nobre, com 2,2 metros de altura e pesando 250 quilos, saiu pela primeira vez do altar central da Igreja e percorreu as ruas da capital pernambucana até a Faculdade de Direito, na Boa Vista para ser coroada com uma coroa de 3.000 gramas de ouro e 60 centímetros de altura doada pela generosidade do povo pernambucano. 

No dia 21 de setembro de 1919, o então papa Bento XV concedeu esse privilégio litúrgico e benção canônica à imagem através de pedido popular, que solicitou por meio de abaixo assinado à coroação. O mesmo pedido aconteceu também no ano de 1909, quando foi aclamada padroeira do Recife.                           
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL