Diario de Pernambuco
Busca

Trânsito

Avenida Rui Barbosa será liberada totalmente neste domingo

Publicado em: 22/09/2019 09:24 | Atualizado em: 22/09/2019 09:32

Foto: Leandro de Santana / Esp.DP FOTO
O trecho que estava em obras da Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, entre as ruas Senador Alberto Paiva e Amélia, será totalmente liberado na manhã deste domingo (22). Após operação de trânsito que viabilizou a intervenção de recuperação da rede de drenagem realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) no local, a via estará livre para a circulação de veículos.
 
O serviço consistiu na escavação de mais de três metros de profundidade para substituir 18 metros de comprimento de tubulação da rede de drenagem, localizada em uma das faixas de rolamento. Inicialmente, o bloqueio esta previsto para acontecer das 20h da sexta-feira (13) até as 6h da segunda-feira (16). Depois, o serviço foi adiado e a nova previsão de liberação parcial era a quinta-feira (19), com liberação total nesta segunda-feira (23). Com o avançar das obras, foi possível liberá-la totalmente neste domingo (22).

Entre as razões para a extensão do prazo da interdição completa, eestavam a grande profundidade da escavação, que foi de cerca de quatro metros, a instabilidade do solo no local, que demandou a instalação de contenções para deixar os taludes seguros; e a influência da maré, já que durante os momentos de maré alta, o solo instável passou a absorver água, tornando o serviço ainda mais complexo. 

Em casos como esse, os trabalhos precisam ser executados com cuidado para evitar danos à rede de esgoto e não permitir que os fluidos invadam a área das escavações. Um poste instalado na calçada, a 50 cm da escavação, rompeu devido à instabilidade do solo, para se ter uma ideia. Esse poste abrigava várias redes aéreas de comunicação e precisou ser realocado. 

Durante a interdição, agentes e orientadores de trânsito permaneceram no local para orientar os condutores. Durante a interdição do trecho, quem vinha da Rua Senador Alberto Paiva ou da Avenida Rui Barbosa e desejava acessar a Rua Amélia ou a Avenida Governador Agamenon Magalhães seguia pela Rua Senador Alberto Paiva e girava à esquerda para Rua Amélia ou continuar e girar à direita para Avenida Rui Barbosa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL