Diario de Pernambuco
Busca

Transtorno

Avenida Rui Barbosa deve ser liberada somente na próxima segunda

Publicado em: 16/09/2019 09:33 | Atualizado em: 16/09/2019 10:31

Foto: Leandro de Santana/DP. (Foto: Leandro de Santana/DP.)
Foto: Leandro de Santana/DP. (Foto: Leandro de Santana/DP.)
A interdição de parte da Avenida Rui Barbosa deve continuar até a próxima segunda-feira (23). O trecho em frente ao Museu do Estado de Pernambuco, no bairro das Graças está passando por uma obra na rede de tubulação desde a última sexta-feira (13). Por isso, o trânsito foi alterado na localidade e 20 linhas de ônibus tiveram suas rotas modificadas. O prazo inicial para conclusão da intervenção era esta segunda-feira (16), no entanto, de acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), os técnicos precisarão de mais tempo após uma série de complicações no solo.

Para realizar as obras de reparos da rede de tubulação foi feita uma escavação de quatro metros. Segundo a Emlurb, a rede de esgotamento sanitário está próximo à vala que foi aberta e foi necessário instalar contenções. A obra ainda teve influência da maré alta, deixando o solo instável. Ainda houve o rompimento de um poste instalado na calçada, a 50 cm da escavação, que precisou ser realocado. O serviço de escavação deve ser concluído nesta quinta (19), quando a Avenida deve ser liberada parcialmente, mas o fim das obras deve acontecer somente na próxima segunda (23).

A obra provocou mudança no percurso das linhas de ônibus que trafegam pela localidade. De acordo com o Grande Recife, 20 linhas que passam no sentido subúrbio/cidade, no trecho entre as ruas Senador Alberto Paiva e Amélia, foram afetadas. A auxiliar administrativa Andréa Ramos, de 33 anos, precisou caminhar cerca de 200 metros porque desceu em uma parada mais distante, já que o ônibus não estava passando em frente ao local onde trabalha. "Provoca um transtorno momentâneo, já que precisei andar mais. Hoje é o meu primeiro dia de trabalho e me atrasei um pouco. Espero que não me prejudique", comentou.

Foto: Leandro de Santana/DP. (Foto: Leandro de Santana/DP.)
Foto: Leandro de Santana/DP. (Foto: Leandro de Santana/DP.)
Apesar de ser um trecho que normalmente apresenta trânsito lento nos horários de pico, durante a manhã desta segunda, não havia congestionamento. Agentes e orientadores de trânsito estão no local para auxiliar os condutores e pedestres. O artista plástico Alexandre Nóbrega, 54, estava saiu de bicicleta do bairro de Casa Forte com direção ao Centro e percebeu a diferente no trânsito. "Só me locomovo de bicicleta e todos os dias o trânsito é muito lento na Rui Barbosa, mas apesar da obra, achei bem melhor. Cheguei mais rápido. Os motoristas estão evitando passar por esse trecho", comenta.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou um esquema a fim de minimizar os transtornos. A rua Senador Alberto Paiva se tornou provisoriamente mão dupla entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Sérgio Magalhães. Os condutores que seguem em direção à rua Amélia deverão girar à esquerda na rua Senador Alberto Paiva e à direita na rua Sérgio Magalhães, ou à direita na rua Senador Alberto Paiva para seguir pela Avenida Rui Barbosa. Os condutores que vêm do bairro do Parnamirim, poderão acessar as ruas Tito Rosa e do Futuro pra chegar à Rua Amélia. Já os condutores oriundos do bairro de Casa Forte poderão acessar a Avenida Norte para chegar à Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Para dar mais fluidez ao fluxo de veículos, a CTTU retirou os gelos baianos que ficavam na rua Amélia, próximo à rua Senador Alberto Paiva. A intervenção será mantida durante esta semana para melhorar o fluxo de veículos no local.

Confira, abaixo, as linhas afetadas pelo desvio:

Novo percurso: Avenida Rui Barbosa, Rua Senador Alberto Paiva, Rua Amélia, Rua Barbosa

116 – Circular (Príncipe)
411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)
510 – Nova Descoberta/Derby
511 – Alto do Mandu
513 – Córrego da Areia
514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
515 – Nova Descoberta (Bacurau)
516 – Casa Amarela (Nova Torre)
520 – Macaxeira/Parnamirim
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa e Príncipe)
523 – Dois Irmãos (Bacurau)
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
533 – Casa Amarela (Bacurau)
630 – Vasco da Gama/Derby
640 – Guabiraba/Derby
710 – Beberibe/Derby
718 – Córrego do Euclides/Derby
2930 – TI Rio Doce/Dois Irmãos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL