Reencontro Após visita de cachorro, paciente com câncer melhora e surpreende médico

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/09/2019 09:12 Atualizado em:

Vilanova Fotografia/Divulgação
Vilanova Fotografia/Divulgação
Internado em virtude do tratamento de câncer, o guia turístico Flávio Santos recebeu uma visita especial. O seu cachorro de estimação, Agadir, visitou o paciente e, desde então, os médicos têm percebido melhora no quadro.

De acordo com o médico Rodrigo Tancredi, que acompanha a situação de perto, até a possibilidade de alta foi conversada.

Flávio tem a presença diária de João Chagas, seu companheiro há 23 anos. Para ele, a experiência, além de emocionante, remete à gratidão. "Ele (João) me agradeceu muito", diz. 

Nesta terça-feira, após visita, o médico voltou a reforçar a visível melhora de Flávio. "Eu e João passamos lá e eu me surpreendi, ele estava consciente, orientado, conversando", afirma.

O profissional de saúde lembra a importância do contato com animais de estimação para o corpo e para a mente. “Do ponto de vista psicológico, os pacientes conversam mais, ficam mais animados e têm aumento de apetite. Do ponto de vista fisiológico, ocorre redução da frequência cardíaca e da pressão arterial”, explica Tancredi.

Flávio está internado desde 23 de agosto e luta contra um câncer em metástase no peritônio e nos ossos.

A saudade e o reencontro
Durante o período de tratamento, Flávio sempre demonstrou para a equipe médica a saudade do cão que o acompanha há oito anos. 

No dia 10 de setembro, o encontro aconteceu. No edifício-garagem do Hospital Memorial São José, no Centro do Recife, Flávio pôde rever Agadir. O animal precisou de um laudo veterinário para certificar o hospital da situação comprovar que estava com a vacinação em dia.

 “A gente notou visivelmente no outro dia a melhora dele.[...] A melhora ocorreu de uma forma gradativa e se mantém”, conta Tancredi.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.