Diario de Pernambuco
Busca

Mente

Afetos e representações serão tema de Jornada de Psicanálise no Recife

Publicado em: 20/09/2019 16:55 | Atualizado em: 20/09/2019 18:55

Foto: Bruna Costa / Esp. DP FOTO

Cenários político, econômico e social de incertezas. Instituições em xeque. Informações brotando por todos os lados. Imagens de vidas perfeitas projetadas nas redes sociais. Mudanças nas formas de comunicação. Discursos de ódio e embates por todos os lados. O cenário brasileiro em 2019 converge uma sequência de mudanças sociopolíticas e técnicas que podem abalar as estruturas psíquicas da população. O Brasil, que já vive um crescimento de casos de ansiedade e depressão, pode ver esse número aumentar mais e mais rápido. Por isso, provocar discussões sobre de que forma as circunstâncias atuais atingem a sociedade é uma necessidade cada vez mais urgente.

O Brasil já é atualmente o país mais ansioso e estressado da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida do brasileiro é de 15,5%. Atualmente, cerca de 5,8% das pessoas sofrem com a doença. A ansiedade, por sua vez, atinge 9,3% dos brasileiros. As mulheres são as mais ansiosas e deprimidas. A ansiedade atinge 7,7% delas, enquanto a depressão 5,1%. Já nos homens, os dois problemas chegam a acometer 3,6% deles.

Para o psicanalista e presidente da Sociedade Psicanalítica do Recife (SPRPE), Alirio Dantas Junior, existe uma preocupação na vida contemporânea sobre de que forma as novas maneiras de comunicação, informação e os relacionamentos podem estar influenciando na maneria como se constroem as representações e os afetos. Isto é, a forma como registramos e assimilamos o mundo, bem como o sentimento que essa assimilação nos desperta. “Na medida em que o mundo se torne muito mais objetivo e pragmático, o espaço para a emoção, para a representação mental, pode ser que diminua. Não quer dizer que o progresso seja ruim, que a nossa realidade seja nociva, mas quer dizer que temos a obrigação de refletir sobre ela”, explica.

Refletir sobre afetos e representações é justamente o mote para a 24ª Jornada de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica do Recife, que acontece entre os próximos dias 27 e 28 deste mês, no Mar Hotel, em Boa Viagem. Durante dois dias, psicanalistas, psicólogos, pesquisadores e entusiastas da área irão se encontrar para debater, em diversos aspectos, como a contemporaneidade tem interferido na formulação das representações e na propagação dos afetos. A jornada será pautada em três eixos: afeto e representação; questões ligadas à sexualidade e o feminino; e a apresentação de transtornos mentais e emocionais na atualidade.

Estão na pauta do encontro mesas redondas sobre histeria, neurose obsessiva e perversão; adversidade, turbulências e interferências na parentalidade e na cultura; os afetos nas patologias contemporâneas; e o afeto no feminino, discutindo questões como o masoquismo feminino, a bissexualidade e erotismo feminino. “São questões que estão em constante transformação. No momento, no mundo inteiro estão acontecendo mudanças rápidas. A maior parte, muito boas, de inclusão, de pluralidade, de aceitação, reconhecimento de aquisição de direitos. E precisamos acompanhar isso para que não haja retrocessos. Precisamos entender também como isso pode interferir na vida mental das pessoas”, disse Alirio Dantas Junior.

Durante o evento também acontece o 20º Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente. A inscrição deverá ser realizada através de depósito na conta-corrente da Sociedade Psicanalítica do Recife. Ao fazer a inscrição, é preciso enviar o comprovante e a ficha devidamente preenchida para o e-mail: sprsecretaria@uol.com.br. Informações e detalhes podem ser obtidos pelos telefones: 81 3226 0462 - 32281756 – 986090196. 

Entrevista 
Alirio Dantas Júnior
Psicanalista e presidente da Sociedade Psicanalítica do Recife (SPRPE)

O que podemos entender por afeto e representação?
A representação é a maneira como nós registramos o mundo. Nós não vemos o fato, mas sim aquilo que enxergamos. Por exemplo, se você gosta de rosa, os seus sentimentos ao ver uma serão diferentes de uma pessoa que tem horror a rosa. Isso porque a rosa para você tem uma representação diferente do que para o outro. A representação é a matéria principal da atividade psíquica. Um dos elementos que dão qualidade às representações são o afeto. É como se ele desse a tonalidade do mundo, ele permite que a gente enxergue e se relacione com essas representações como coisas prazerosas, boas, ruins, agradáveis e desagradáveis. 

A forma como os seres humanos têm se relacionado, por meio de novas tecnologias de comunicação, mexe com a maneira com a qual ele cria representações e afetos?
Se eu passo uma mensagem de celular, a maneira como eu me relaciono com a pessoa para a qual eu enviei a informação é diferente do que ao telefonar para ela. Não irei, por exemplo, saber a intonação da voz dela, se ela está chateada, ressentida ou alegre. Existe uma perda de um dos elementos que formam as representações. Longe de considerar o Whatsapp uma coisa ruim, pois uso bastante, mas precisamos pensar até que ponto de vista isso pode afetar a nossa vida psíquica. A nossa vida social faz parte da troca afetiva que dá colorido à vida. O uso de redes sociais é inevitável e é útil. Então óbvio que existem novas formas de representação que não são necessariamente ruins, mas, ao mesmo tempo em que adquirimos novas formas de interação e relacionamento com o mundo, nós também abrimos a possibilidade de empobrecimento dessas mesmas relações. 

De que forma o atual momento pode influenciar no adoecimento da população?
Até onde a gente pode saber no momento, o aumento da velocidade da informação e as formas de comunicação aumentam também o nível de exigência e cobrança que nós temos em relação a nós mesmos e aos outros. A primeira questão gera ansiedade, e a segunda pode contribuir para um humor depressivo. Isso porque eu tendo a me tornar diminuído diante de tudo o que é imagem. A nossa vida nunca vai ser igual a um anúncio de televisão, ao virtual. O virtual não sofre as limitações do corpo físico. Nesse mundo, a vida real se torna pobre e desinteressante. O que precisamos, sempre, é refletir de forma crítica como isso nos afeta e buscar alternativas e soluções para evitar esses efeitos.

Há uma discussão, também, sobre de que forma o momento político e econômico pode estar influenciando no adoecimento. Você acredita ser possível isso?
Para nós, psicanalistas, toda forma de discriminação e preconceito é indesejável. A psicanálise é uma teoria e prática de acolhimento. É preciso entender que todo preconceito é nocivo para quem sofre e quem pratica. E nos preocupa uma retórica baseada na discriminação, no preconceito e na exclusão. Em retrocessos. A principal forma de acolhimento é o acolhimento do sofrimento do outro. Se o meu sofrimento é acolhido, eu deixo de me sentir estranho, solitário, tudo me assusta menos. Esse acolhimento cria vínculos amorosos. Por isso devemos estimular a criação de vínculos sociais, culturais, amorosos, de amizade. É o único remédio contra a violência, como disse Freud.  

Saiba Mais
Programação da jornada

Dia 27 - Sexta-feira 
9h – 10h30 
Mesa Redonda 
Tema: O DESTINO DO AFETO: Histeria 
Palestrante Maria de Lourdes Negreiros %u205E SPFOR 

Neurose Obsessiva 
Palestrante Rosinete Maria Mendonça de Melo %u205E SPRPE NPM 

Perversão 
Palestrante Maria Stela Menezes Santana %u205E SPRPE 
Coordenação Geraldo Jorge Barbosa Moura %u205E SPRPE 

11h – 12h30
Mesa Redonda 
Tema: O OBJETO DO DESEJO: Relações Objetais 
Palestrante José Fernando de Santana Barros %u205E SPRPE 

Teoria Freudiana 
Palestrante Tiago Durães %u205E SPRPE 

Teoria Bioniana 
Palestrante Cláudia Galamba Fernandes %u205E SPRPE 
Coordenação Sandra Paraíso Sampaio %u205E SPRPE 

14h – 15h30
Mesa Redonda Tema: ADVERSIDADE: TURBULÊNCIAS, INTERFERÊNCIAS NA PARENTALIDADE E NA CULTURA 

Palestrante Ivanise Ribeiro Eulálio Cabral %u205E SPRPE 
Palestrante Eldione Amorim de Moraes %u205E SPRPE 
Palestrante Magda Sousa Passos %u205E SPRPE 
Coordenação Patrícia Paes R. de Vasconcellos %u205E SPRPE 

16h – 17h30
Tema: AÇÃO DA PULSÃO DE MORTE NA CONTEMPORANEIDADE 
Palestrante Geraldo Jorge Barbosa Moura %u205E SPRPE 
Palestrante Ivanise Ribeiro Eulálio Cabral %u205E SPRPE 
Palestrante Elizabeth Varjal %u205E Centro de Educação/UFPE 
Coordenação Maria de Jesus Varjal de Melo Maçães %u205E SPRPE PE

Dia 28 – Sábado

11h – 12h30
Mesa Redonda 
Tema: OS AFETOS NAS PATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS: Adição 
Palestrante Vanda Maria de Carvalho Pimenta %u205E SPRPE 

Patologia do Vazio 
Palestrante Carolina Cavalcanti Henriques %u205E SPRPE 

Patologias Contemporâneas 
Palestrante Henry Krutzen %u205E IARPP * João Pessoa-PB 
Coordenação Ligia Gomes Rodrigues %u205E SPRPE *IARPP (International Association For Relational Psychoanalysis and Psychotherapy) 

13h30 – 15h
Mesa Redonda 
Tema: TRANSFERÊNCIA E CONTRA-TRANSFERÊNCIA - O PALCO DOS AFETOS 

Transferência 
Palestrante Ivanise Ribeiro Eulálio Cabral %u205E SPRPE 

Contra-transferência 
Palestrante Maria Arleide da Silva %u205E SPRPE 

Caso Clínico 
Palestrante Maria dos Prazeres Albuquerque %u205E SPRPE/NPM 
Coordenação Maria Tereza Guimarães Lima %u205E SPRPE 

15h – 16h30
Mesa Redonda Tema: O AFETO NO FEMININO: Masoquismo Feminino 
Palestrante Vitor Barreto %u205E Soc. Britânica %u205E UK 

Bissexualidade 
Palestrante Sandra Trombetta %u205E SPRPE 

Erotismo Feminino 
Palestrante Silvana Maria de Barros %u205E SPRPE/NPM 
Coordenação Mabel Cristina Tavares Cavalcanti %u205E SPRPE 

17h – 18h
Conferência 
Tema: Afeto e Representação 
Conferencista Alirio Dantas Jr. %u205E SPRPE 
Coordenação José Fernando de Santana Barros %u205E SPRPE 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL