Diario de Pernambuco
Busca

Arborização

Zona Sul mais verde: 1,2 mil árvores foram plantadas no bairro de Boa Viagem

Publicado em: 16/08/2019 08:16

Foto : Leandro de Santana/ ESP.DP FOTO (Foto : Leandro de Santana/ ESP.DP FOTO)
Foto : Leandro de Santana/ ESP.DP FOTO (Foto : Leandro de Santana/ ESP.DP FOTO)
Maria do Carmo da Conceição, 50 anos, trabalha como empregada doméstica há 2 anos em uma residência em Boa Viagem desde que descobriu que tinha um problema na pele e não poderia mais passar a maior parte do dia no campo. Desde então, a agricultora usa diariamente protetor solar, chapéu e óculos de sol quando sai de casa. É sua maneira de enfrentar os efeitos das ilhas de calor, que têm maior intensidade na Zona Sul  e que a prefeitura, para amenizá-las, decidiu investir no projeto de arborização. Desde junho deste ano, cerca de 1,2 mil mudas foram plantadas no bairro.

A orla foi a área de Boa Viagem em que mais se plantou. Com a ajuda dos moradores do bairro, o governo municipal plantou 1.015 mudas. Cem árvores foram plantadas no Parque Dona Lindu e 75 no canteiro central da Avenida Conselheiro Aguiar. Os plantios no bairro representam mais de 10% de tudo que fez na capital pernambucana, onde, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), já se plantou 10.752 árvores neste ano. 

“Além da função paisagística, a arborização proporciona à população diminuição da poluição sonora e absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos no meio ambiente”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. As ruas do Recife, segundo a prefeitura, têm cerca de 260 mil árvores. Quase um quarto delas foram plantadas entre 2013 e 2018, período em que se plantaram 56.624 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. 

Foto : Leandro de Santana/ ESP.DP FOTO (Foto : Leandro de Santana/ ESP.DP FOTO)
Foto : Leandro de Santana/ ESP.DP FOTO (Foto : Leandro de Santana/ ESP.DP FOTO)
Os plantios dos últimos meses resultaram da Maratona Verde e do serviço Bora Plantar?. A maratona ocorreu em junho, enquanto o serviço integra o Plano de Arborização da cidade. Para colaborar com o plantio coletivo, basta o interessado se cadastrar no site da SMAS ou ligar para o telefone 156 solicitando uma muda. Após a demanda, técnicos ambientais realizam uma vistoria para indicar o local e a espécie mais adequados para cada região. O serviço é gratuito e a ação, do pedido do morador ao plantio, deve durar em média 20 dias. 

Na vistoria solicitada pelos moradores do Recife analisam a área do plantio, se há presença de tubulações, a distância da rede elétrica e de outras árvores e qual porte deve ser utilizado, por exemplo. Os próprios técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade ficam responsáveis pela manutenção das mudas, mas os moradores  contribuem com a preservação das árvores.

Para o educador físico Hálvaro Cruz, 61, que mora perto da praia, a arborização muda a perspectiva da população com a natureza. “A gente precisa mudar nossa relação com as áreas verdes. Às vezes os vizinhos deixam de plantar porque as folhas sujam ou as raízes quebram as calçadas. Mas os benefícios são maiores. A qualidade de vida melhora, aumentam as áreas de sombra e ameniza as altas temperaturas”, comentou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL