Vida Urbana

Foto: Divulgação/
Por Carolina Ligocki *
O dinheiro é usado pelas pessoas, diariamente, em todas as etapas da vida, e poucas são aquelas que pensam em estratégias de uso ou tiveram a oportunidade de aprender a usá-lo. Essas são algumas das razões para haver um número tão grande de pessoas endividadas, sem reservas para imprevistos, angustiadas, com desafios familiares e conflitos, aposentadoria insuficiente e com problemas de saúde – tudo isso originado, também, pelo despreparo para lidar com o dinheiro.
A educação financeira é capaz de melhorar esse cenário e pode ajudar no desenvolvimento de habilidades para usar o dinheiro, sem, necessariamente, acabar com ele. Mas é necessário perceber que não basta informar as pessoas sobre juros e investimentos ou ensinar matemática financeira, pois a maior parte dos problemas financeiros estão relacionados a comportamentos. Somos seres emocionais e, muitas vezes, mesmo sabendo o que é o melhor a fazer, acabamos repetindo padrões, tomando decisões impulsivas que atrapalham as realizações e geram transtornos. Para melhorar os resultados financeiros é necessário desenvolver novos padrões comportamentais.
Isso é o que temos feito nos últimos 20 anos, desenvolvendo um “jeito diferente” de usar o dinheiro no dia a dia. Com os resultados, decidimos compartilhar com mais gente nossos aprendizados. Fundamos a Oficina das Finanças em 2008, para ensinar adultos a gerir seus recursos, e, em 2013, lançamos o programa nas escolas, com base no que os adultos nos diziam: “Como teria sido valioso aprender isso na infância e na juventude, no início da minha carreira!”.
Baseamos o trabalho em nossa metodologia dos “6Gs para ter dinheiro pra sempre” e, de forma simples, mostramos a importância de perceber e dominar o fluxo de dinheiro, independentemente da quantidade, aprendendo a GERAR, GASTAR, GUARDAR, GANHAR dinheiro com investimentos, GERIR e ser GRATO por tudo o que se é e o que se tem.
Vivemos em uma sociedade que valoriza muito o consumo e torna o acesso aos produtos financeiros e ao crédito cada vez maior e mais fácil. Todos esses estímulos começam na infância e, já nessa fase, é possível iniciar aprendizados que nos permitam entender melhor nosso papel na sociedade e a necessidade de colocarmos o dinheiro e os produtos do mercado financeiro a serviço das necessidades e dos desejos, de forma sustentável e responsável, ao longo da vida.
Usando bem o dinheiro, podemos otimizar realizações pessoais e familiares, contribuir para o bem-estar coletivo, atuar de forma colaborativa e controlar melhor os impactos ambientais causados pelo consumo. Invista na sua educação financeira e viva mais leve e livre!
Carolina Ligocki é autora e diretora da Oficina das Finanças, Carolina Ligocki nasceu em 1974. É autora de mais de doze livros que compõem programas oferecidos por sua empresa que atinge 100.000 pessoas em todo o Brasil. Bióloga, ela atua ao lado do marido, Leonardo Silva, desde 1999, no desenvolvimento do método que estimula a sustentabilidade financeira na Oficina das Finanças. Uma de suas paixões é impactar positivamente a vida das pessoas.
Últimas

Mais Lidas
