Diario de Pernambuco
Busca

parceria

Universidades Federais do Nordeste criam rede para promover tecnologias sociais

Publicado em: 24/08/2019 17:43

Foto: Divulgação
Em parceria com a Universidade Soka, do Japão, representantes e reitores de 18 universidades federais lançaram a Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial). A rede tem o intuito de implementar tecnologias alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), determinados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a Conferência Internacional, que teve como tema "Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade", foi oficializado o início da Rede e o assinamento do documento. O evento aconteceu neste sábado (24), no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Segundo Maria José, reitora da UFRPE, a Conferência com a participação de todos os reitores da região Nordeste é um evento inédito, que será um marco para as universidades e ficará para história. “Estamos enfrentado desafios extremos para nos mantermos como universidade pública gratuita, de qualidade e inclusiva. É por esta universidade que estamos hoje, aqui, lutando e buscando soluções que fortaleçam o nosso ensino em prol de uma sociedade mais humana. Buscamos a construção e engrandecimento dos valores éticos, tendo a educação como fator essencial neste processo”, destacou.

 “É com parcerias como a que celebramos hoje com a Universidade Soka, do Japão, em sintonia de propósitos, que avançamos como Universidades comprometidas com as causas da região e da gente do Nordeste, para um Brasil mais nação, para um Brasil mais cidadão. É com esperança e disposição que as nossas Universidades se adequam à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, para aplicação em todo mundo, tal qual o faz exemplarmente a Universidade Soka”, afirmou a reitora da Universidade Federal da Paraíba e presidente da Rede U.TecSocial, Margareth Formiga Diniz sobre a associação com a universidade estrangeira.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL