Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

UniAME promove palestra, mamaço e roda de conversa na Semana Mundial da Amamentação

Publicado em: 01/08/2019 17:28 | Atualizado em: 01/08/2019 17:39

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
A amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. A estatística é do Ministério da Saúde. Neste mês, quando é celebrado o Agosto Dourado, em torno de ações que intensificam o apoio ao aleitamento materno, acontece também a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em alusão à semana, a Unidade de Aleitamento Materno da Unimed Recife (UniAME) realiza um evento gratuito no próximo dia 9, das 14h às 18h, no Instituto Nossa Senhora de Fátima, Praça Chora Menino.

O evento tem foco na importância da participação da família no sucesso da amamentação e traz uma palestra com a psicóloga Maria do Carmo Camaroti e a pediatra Lindaci Sampaio. Ainda haverá um mamaço para chamar a atenção pela livre amamentação; e roda de conversa com a coordenadora da UniAME, a médica Dulcinete Pinheiro. 

Segundo Dulcinete, o conhecimento sobre a importância da amamentação é fundamental, já que o aleitamento até os dois anos de idade pode evitar infecções, alergias e doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. “Doenças de adulto podem ser evitadas quando a criança é amamentada até os dois anos de idade”, reforça. Na ação da Semana da Amamentação, além de orientações sobre a “pegada” certa do peito as mães ainda receberão orientações sobre alimentação adequada e outras informações de equipe de profissionais formada por médicos, psicólogos, enfermeira e fonoaudiólogo.

Ainda de acordo com a médica, a falta de informação é o maior empecilho para a amamentação. “O que faz a mulher desistir de amamentar é a falta de informação e de ajuda. É importante explicar que o bebê que não toma o leite materno fica mais suscetível a doenças e alergias”, orienta. Atualmente, a unidade de aleitamento da Unimed Recife, atende em média 30 lactantes por dia com orientações e estímulo à prática da amamentação. 

Serviço:
Semana Mundial da Amamentação
Quando: Sexta-feira (9)
Onde: No auditório do Instituto Nossa Senhora de Fátima, na Praça Chora Menino, na Ilha do Leite 
Horário: Das 14h às 18h
Entrada: gratuita. Vagas Limitadas.
Inscrições e informações: (81) 3302-6261
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL