Diario de Pernambuco
Busca

Integração

UFPE projeta Campus Centro

Sede do prédio será o Pavilhão Luiz Nunes, no Derby

Publicado em: 15/08/2019 06:31 | Atualizado em: 15/08/2019 17:22

Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.
Com o objetivo de integrar as diversas atividades acadêmicas realizadas nos bairros centrais do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai inaugurar o Campus Centro, cuja sede será o Pavilhão Luiz Nunes, antigo Pavilhão de Verificação de Óbitos, onde hoje funciona o Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB-PE). Segundo o professor Luiz Amorim, um dos mentores desse projeto, o novo campus abrangerá a Faculdade de Direito do Recife (FDR) e seus anexos, a antiga Escola de Engenharia, ambos no bairro da Boa Vista, o prédio da TV Universitária (TVU), em Santo Amaro, o Memorial de Medicina e o Pavilhão Luiz Nunes, no Derby, e o Centro Cultural Benfica/Teatro Joaquim Cardozo, na Madalena.

LEIA MAIS:
Terceira etapa do Parque Capibaribe, Derby-Fundaj, começa a sair do papel
 
“Esse novo campus centro foi idealizado há alguns anos, quando eu estava coordenando o Instituto Futuro, com o objetivo de amarrar as pontas extremas dos diversos centros da UFPE espalhados pela cidade. Essa ideia foi amadurecida e faz parte de um grande projeto da UFPE associado às tecnologias criativas. Em 2018, o Campus Centro e o Campus Goiana foi regulamentado pelo novo estatuto da universidade, aprovado ano passado”, disse Luiz Amorim. 
Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.

De acordo com o professor, a chegada do Campus Centro, junto com a abertura do novo trecho do Parque Capibaribe, vai dialogar e trazer grande impacto na dinamização cultural da área central do Recife. “Uma série de ações serão consolidadas dentro do Campus Centro, na proposta de promover tecnologia criativa. Será uma área fantástica, porque todo aquele conjunto no trecho Derby-Fundaj deve se tornar um espaço público contínuo”, afirma Amorim. Como será o centro administrativo do novo Campus Centro, o prédio do Pavilhão Luiz Nunes, cuja entrada é para a Rua Jener de Souza, está sendo reformado. 

“Trata-se de nós integrarmos as agendas da Prefeitura do Recife com as agendas da Universidade e de outras instituições, como a Fundaj, com o objetivo de colocar à disposição da população os equipamentos públicos com segurança, dentro de uma visão integrada e ambientalmente sustentável. De tal maneira que o conhecimento que a Universidade gera seja usufruído e compartilhado com os saberes que a sociedade tem”, explicou o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL