Diario de Pernambuco
Busca

Taquaritinga do Norte

Secretaria Estadual de Saúde investiga primeira morte por sarampo em 2019

Publicado em: 19/08/2019 13:20 | Atualizado em: 19/08/2019 14:08

A vacina tríplice viral, disponível na rede pública, protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Foto: Paulo Paiva/DP.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está investigando a primeira morte por sarampo de Pernambuco em 2019. Um menino de 7 meses morador de Taquaritinga do Norte, Agreste do estado, morreu com suspeita da doença. A Vigilância Epidemiológica da IV Gerência Regional de Saúde (Geres) e do nível central da SES foram notificadas nesse sábado (17) e estão investigando o caso. Amostras laboratoriais da criança serão encaminhadas para análise, com o objetivo de confirmar ou descartar a hipótese.

A SES-PE recebeu, nesta segunda-feira (19), da Fiocruz Rio de Janeiro, cinco resultados laboratoriais positivos para sarampo de residentes em Pernambuco. Quatro casos estão relacionados a pacientes que participaram de uma excursão para Porto Seguro, entre o fim de junho e início de julho. Eles tiveram contato com um paciente positivo de São Paulo. O quinto caso é de um adolescente de 18 anos também de Taquaritinga do Norte, notificado ao estado no último dia 30. Ao todo, até o momento, foram confirmados dois casos no Recife, dois em Caruaru e um em Taquaritinga do Norte.

LEIA MAIS:

Crianças a partir dos seis meses deverão ser vacinadas contra sarampo em nove cidades

Casos de sarampo têm aumento de 300% no mundo, diz OMS

Sanitarista defende campanha de sarampo para adultos jovens para conter surto

Brasil perde certificado de país livre do sarampo

"Continuamos reforçando a importância de a população estar devidamente imunizada contra o sarampo. Desde a semana passada, passamos a vacinar as crianças a partir dos 6 meses em nove municípios, para ampliar nossa rede de proteção, e continuamos com doses para atender a população de 1 ano até os 49 anos em todo o estado. A vacina é gratuita e a medida mais eficaz para evitar que haja a reintrodução do vírus da doença", enfatizou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Notificações

Desde janeiro deste ano, até esse sábado (17), a Secretaria Estadual de Saúde recebeu 219 notificações de casos suspeitos de sarampo, com 84 descartados, cinco confirmados e as demais em investigação. Do total de suspeitas, 146 (66% do total) foram notificadas nas semanas após o caso relacionado à viagem para Porto Seguro.

"A notificação desses casos é importante para garantir o acompanhamento da possibilidade de circulação do vírus da doença no estado. É preciso frisar, ainda, que as ações necessárias para frear a transmissão e aumento dos casos (investigação, bloqueio vacinal e coleta de material para análise laboratorial) são desencadeadas logo após a notificação, independente do resultado laboratorial", destacou a SES, em nota.

No ano passado, das 213 notificações, 209 foram descartadas e quatro confirmadas, todas relacionadas a um paciente com histórico de viagem para Manaus (AM), área com circulação do vírus na época. Em 2017, foram 45 notificações e, em 2016, 39; todas descartadas.

"Importante destacar que Pernambuco não registra casos autóctones (transmissão sustentada por um período acima de 1 ano) do sarampo desde 2000 - em 1999 foram registradas as últimas 240 ocorrências. Em 2012 houve 1 caso importado e entre 2013 e 2014 um surto com 226, que foi controlado com as ações de vigilância epidemiológica e imunização do Estado e municípios envolvidos", pontuou a SES.

Sintomas

É considerado caso suspeito para sarampo todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal (manchas avermelhadas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo), acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e situação vacinal; ou todo indivíduo suspeito com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral.

No Brasil, os estados com casos da doença são Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Roraima. A notificação de caso suspeito de sarampo é obrigatória. "Apresentando essa sintomatologia, é importante ir ao posto de saúde mais próximo para receber a devida assistência", enfatiza a SES.

Imunização

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. A Secretaria Estadual de Saúde ressaltou a importância de finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:

- Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;

- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Crianças entre 6 meses e menores de 1 ano, residentes em nove municípios do estado devem tomar uma dose da tríplice viral. São eles: Recife, Paulista, Bezerros, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Salgueiro. "Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses", pontuou a SES.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, no momento, ainda é indicada a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL