Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Recife realizará ações sobre aleitamento materno durante todo o mês de agosto

Publicado em: 05/08/2019 20:53 | Atualizado em: 05/08/2019 21:05

Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Até o fim deste mês, serão realizadas no Recife diversas ações relacionadas ao "Agosto Dourado", em alusão à Semana Mundial da Amamentação. Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro”, estão sendo realizadas mais de 100 ações em diversas unidades de saúde dos oito distritos sanitários do município. O objetivo é envolver, além das mães e dos bebês, os companheiros e outros familiares, colegas de trabalho e comunidade durante essa fase.

A ações contemplarão palestras sobre os mitos e verdades do aleitamento, o esclarecimento de dúvidas e oferecimento de orientações sobre cuidados, melhores formas de realizar a amamentação, além de reforçar as estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, assim como de doação de leite humano.

Nesta quarta-feira (7), a partir das 14h, na Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, será organizado um mamaço para chamar a atenção da população sobre a importância da amamentação exclusiva nos primeiros meses. A programação terá ainda uma sessão fotográfica com as lactantes e seus filhos, que acontecerá no dia 27 de agosto, às 14h, na Unidade de Saúde da Família (USF) União das Vilas, no Espinheiro.

Aleitamento no Recife
As quatro maternidades municipais - Barros Lima (Casa Amarela), Arnaldo Marques (Ibura) e Hospital da Mulher do Recife (Curado) - fazem coleta de leite humano, e a Maternidade Bandeira Filho (Afogados) tem Banco de Leite Humano. 

Quem quiser doar leite humano deve entrar em contato pelo telefone (81) 3355-2235. A arrecadação de potes de vidro (com tampa rosqueável de plástico) para o Banco de Leite também funciona o ano todo.

Benefícios do leite materno
Ele é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. Nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês. O correto aleitamento materno resulta em um desenvolvimento cognitivo e fisiológico mais completo, além de nutrir o bebê de amor materno. Em relação às mães, há estudos que apontam que a amamentação previne até mesmo alguns tipos de câncer, além de contribuir para a mulher voltar ao peso de antes da gestação e para o útero voltar ao tamanho anterior.

Dicas para uma amamentação bem sucedida:

- O leite materno nunca é fraco; ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê;

- Nos primeiros dias após o parto, ofereça o peito muitas vezes, mesmo que você ache que tenha pouco leite. Essa quantidade costuma ser suficiente, pois esse leite, chamado colostro, atende às necessidades do bebê; 

- Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horários regulares para mamar. Por isso, ofereça o peito sempre que ele quiser. Com o tempo, ele faz seu próprio horário;

- Até os 6 meses de vida, dê apenas leite materno ao bebê. Ele não precisa de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento nesse período;

- Após os seis meses, continue amamentando por até dois anos ou mais, e acrescente a dieta complementar ao bebê sob orientação do pediatra e/ou nutricionista
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL