Diario de Pernambuco
Busca

Proposta

Prefeitura lança programa de educação fiscal e estimula participação cidadã em São Lourenço

Publicado em: 05/08/2019 22:47

Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de São Lourenço irá concorrer este ano, dois meses depois do lançamento do programa “Control Ação”, ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal, na categoria instituições. O programa, lançado em junho, é fruto do Decreto Municipal nº 071/2019, e tem como objetivo promover ações de cidadania, através da ampliação de trabalhos nas áreas das políticas sociais, educação fiscal, ética e controle social. O projeto, administrado pela Controladoria Geral do Município (CGM), também tem como intuito mostrar direitos e deveres das pessoas, além de incitar os cidadãos a conhecer melhor a gestão pública e a transparência dos órgãos, dessa forma, incentivando a participação e o protagonismo social.

Segundo o controlador geral do município, Felipe Silva, o Control Ação atua como um programa “guarda-chuva”. Ele conta que colaborou na criação de um projeto pioneiro, contínuo e com participação social. E complementa: “A partir dele desenvolvemos vários outros programas e ações, como: Projeto de Iniciação Profissional na Administração Pública (PIPAP); Educação Fiscal em Campo; Quiz Control Ação; Fala cidadão; IR Fácil; I Semana da Educação Fiscal; Minuto Cidadão; Control Ação nas ruas; Control Ação com servidores municipais; I Jornadas de Fortalecimento à Gestão Pública e Ciclo de Capacitações de Fomento ao Controle Interno”.

Felipe menciona ainda que o programa é introduzido mediante ações no municípios e inclui a participação dos indivíduos do município no estímulo à cidadania. Ele explica: “Procuramos desenvolver um ambiente de bem-estar social e consciência cidadã, com a finalidade de promover ações com vistas à ampliação de políticas sociais, com ações práticas de exercício de cidadania ativa, disseminando os conhecimentos e práticas positivas. Para isso, desenvolvemos o ‘Control Ação’, em parceria com as demais secretarias do governo municipal, estadual e federal, bem como, entidades privadas”, explicou o chefe da CGM. 

A ação mais recente realizada pelo Control Ação foi o “Quiz Control Ação”, que aconteceu no dia 25 deste mês. O evento procurou abordar de maneira lúdica e divertida, com um jogo de tabuleiro gigante ao ar livre e super-heróis do programa, temas da educação fiscal. Para o morador Geraldo Xavier, o trabalho da prefeitura é inovador. “Nunca tivemos isso aqui na nossa cidade. Aprendi muito, desde os nossos direitos como cidadãos até nossos deveres, como moradores de cobrar e fiscalizar. Eu gostaria de participar sempre, pois não é algo chato. É divertido e você aprende brincando”, disse o morador.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL