Diario de Pernambuco
Busca

Urbanismo

Prédio do Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife, será restaurado

Mesmo com fechamento da agência, atividades do centro cultural permanecem a todo vapor

Publicado em: 09/08/2019 06:30

Foto: Bruna Costa/Esp DP Foto.
A primeira agência dos Correios em operação no estado, a unidade localizada no número 262 da Avenida Marquês de Olinda, encerrou definitivamente suas atividades no Bairro do Recife no último dia 05 de julho. Desde então, o imóvel foi tapumado para receber obras de restauro. No entanto, ainda que com os tapumes, o Centro Cultural dos Correios continua em pleno funcionamento no prédio, aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, com entrada gratuita. Existe a expectativa de que, com o fechamento da agência, que funcionava no piso térreo, o espaço e as atividades do Centro Cultural dos Correios possam ser expandidos para todo o edifício. 

De acordo com a comunicação da empresa, após o encerramento das atividades da agência, foi realizada uma vistoria no prédio e a equipe de engenharia identificou a necessidade de obras de restauro em elementos da fachada do imóvel. “Visando a proteção dos pedestres, a empresa entendeu ser melhor fazer o isolamento ao redor da edificação”, disse os Correios. Segundo a empresa, o setor de engenharia ainda está avaliando que obras serão necessárias e o levantamento de custos, “considerando o conjunto de demandas do prédio”. Dessa forma, ainda não há prazos para início dos serviços nem o valor do projeto de restauração. 

Para a coordenadora do Centro Cultural dos Correios no Recife, Ana Cláudia Coutinho, existe a expectativa de que as atividades do espaço possam ser ampliadas para o piso térreo do prédio, onde funcionava a agência. Todos os outros pisos do imóvel, que é patrimônio próprio dos Correios, são ocupados pelas atividades do centro cultural. “Pode ser mais um auditório ou um teatro, já que o Bairro do Recife é cultural e precisa de mais espaços como esse”, especula. Ela lembra que, mesmo tapumado, as atividades do centro continuam a todo vapor. “A entrada fica pela Avenida Marquês de Olinda (existe um portão no meio dos tapumes). Inclusive, tivemos grandes eventos nas férias e próxima semana estaremos inaugurando a exposição “À Espreita”, afirma Ana Cláudia. Segundo a comunicação da empresa, a ocupação do piso térreo ainda se encontra em análise.

HISTÓRIA
O imóvel de número 262 da Avenida Marquês de Olinda, no Bairro do Recife, construído no início do século XX, foi adquirido pelo então Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) em 1921 para ser a primeira sede da empresa no estado. Depois de 30 anos, em 1950, a sede dos Correios se muda para o edifício monumental na Avenida Guararapes. Mas foi só em 2009, quase 60 anos depois, que o centro cultural é inaugurado no prédio da Avenida Marquês de Olinda, no dia 31 de julho, tendo completado 10 anos no último mês. “Para imortalizar parte dessa história, o centro cultural possui uma exposição permanente com peças antigas dos Correios e itens da primeira diretoria da empresa, que funcionou neste prédio”, lembra Coutinho. Até hoje, o imóvel continua como patrimônio dos Correios. 

ENXUGAMENTO
O fechamento da agência atende ao Plano de Otimização da Rede de Atendimento dos Correios. Em Pernambuco, além da agência da Marquês de Olinda, foram fechadas também as lojas da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, e da Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem. Além do encerramento das atividades em três agências de Pernambuco em julho deste ano, na mesma época foram fechadas outras 158 lojas. Em 2018, foram 41 unidades encerradas e em 2017, foram 250. O fechamento das agências faz parte de um programa de corte de custos e privatização da empresa. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL