Diario de Pernambuco
Busca

Investigação

Polícia Civil desarticula quadrilha de fraude à licitação e lavagem de dinheiro

Publicado em: 08/08/2019 12:57 | Atualizado em: 08/08/2019 23:24

Foto: Divulgação/PCPE. (Foto: Divulgação/PCPE.)
Foto: Divulgação/PCPE. (Foto: Divulgação/PCPE.)
O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) cumpriu nove mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão domiciliar na Mata Sul de Pernambuco nesta quarta-feira (7). As operações aconteceram de forma simultânea para combater uma organização criminosa envolvida com fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

A primeira operação, Carta Marcada, aconteceu no município de Gameleira, onde foram cumpridos nove mandados de prisão, sendo uma preventiva e oito temporárias, além de 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara Criminal da Comarca da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, o líder da organização, Geraldo Gonçalves de Melo, articulava as fraudes licitatórias. Ele foi indiciado por fraude em licitação, organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato. Além dele, devem responder pelos mesmos crimes Andreia Lúcia de Freitas Peixoto, Yara Freitas de Melo, Amanda Lúcia Gonçalves de Melo, Yeda Augusta Santos de Oliveira, Daniel Fernandes Soathman, José Ivanilson da Silva, Maura Cavalcanti de Morais e Fábio Luiz Cavalcanti de Morais.

Os investigados sofreram bloqueio judicial de bens e contas bancárias. Documentos, aparelhos eletrônicos e veículos foram apreendidos para evitar que as empresas investigadas continuassem sendo contratadas por órgãos públicos. O grupo atuava em diversos municípios da Região Metropolitana do Recife, como São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, como também nas cidades de Tamandaré, Escada e Ribeirão.

A investigação começou em dezembro de 2018. Duas empresas falsas eram usadas pelo grupo para a prática de crimes licitatórios. A polícia descobriu que Geraldo Gonçalves articulava as fraudes nas licitações de contratos com diferentes prefeituras, tanto como pessoa física, como através de duas empresas falsas: Conasp e ASMPLAMUL. No endereço informado da empresa de fachada Conasp funciona um consultório odontológico e na localização da ASMPLAMUL está, na verdade, uma galeria onde funcionam diferentes lojas. 

A outra Operação, Sequência Real, ocorreu no município de Amaraji, onde foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar. As investigações referentes a essa operação começaram no último mês de maio. O grupo investigado fraudava procedimentos licitatórios que apontavam como vencedor o advogado José Taveira de Souza. Neste esquema, Geraldo Gonçalves também foi apontado como líder. Esta segunda ação também investiga José Taveira de Souza, Jânio Gouveia da Silva e Glória Maria de Andrade Gouveia.

ERRATA
A matéria incialmente publicada às 12h57 foi atualizada às 22h para corrigir trecho em que cita a prisão do prefeito de Amaraji Jânio Gouveia da Silva e a esposa dele, Glória Maria de Andrade Gouveia. Os dois não foram presos. Eles são apenas investigados. 

Leia a nota enviada por Ivan Cândido, advogado do prefeito:

"Jânio Gouveia por meio de seus advogados, informa que os dados publicados relativo a matéria do Diario de Pernambuco em 08/08/2019, às 12h57 minutos onde versou que o mesmo foi preso junto com sua esposa Gloria Gouveia esclarece que tal fato nunca aconteceu. 

O mesmo está sendo investigado, e não foi preso e sempre se colocou inteiro dispor das autoridades policiais, para quaisquer esclarecimentos, sendo inveridica tal informada de sua prisão junto com sua esposa. 

A defesa acrescenta que confia na polícia, bem como no Judiciário e qualquer questão decorrente das investigações chegando aos protocolos no Poder Judiciário, enfrentaria veemente com uso dos meios legais, pois assinala a inocência dos seus clientes". 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL