Diario de Pernambuco
Busca

Pacto Pela Vida

PE tem menor número de homicídios desde agosto de 2013, diz estado

Publicado em: 07/08/2019 21:15

O governo de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira (07) mais um balanço dos resultados do programa Pacto Pela Vida. Segundo o material, em julho deste ano o estado teve o menor número de homicídios desde agosto de 2013. Foram 245 mortes, somados os homicídios de todas as regiões do estado. Esse dado representa uma redução de 28,2% em relação ao mês de julho de 2018, que somou 341 mortes. Já em relação a assaltos, roubos e furtos, o recuo foi de 17,7%, com 6.401 casos em julho deste ano contra 7.780 no mesmo mês do ano passado. Segundo o governo do estado, em um intervalo de 71 meses, Pernambuco não havia registrado patamar tão baixo em relação aos homicídios, 70% deles provocados por armas de fogo. Os dados do Pacto Pela Vida deste mês serão abertos no dia 15 deste mês. 

“Ainda são muito preliminares mas o indicativo é de que os dados sejam muito positivos. Os números mostram o que já temos acompanhado ao longo do ano, desde 2018, que são reduções sucessivas dos crimes letais contra a vida. Fazia muito tempo que não tínhamos um mês com tão poucos homicídios. Mas ainda tem muito o que fazer. Por isso, a reuniões do Pacto Pela Vida são importantes, para realinhamento das ações futuras, o devido monitoramento das áreas que continuam a incidir aumento dos crimes e ênfase na redução daquelas que já tem conseguido esse recuo ao longo dos meses”, disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Em 2017, o estado apresentou mais de 5 mil homicídios. 

Segundo o estado, com o Pacto pela Vida, Pernambuco chegou em julho deste ano ao 20º mês consecutivo de redução nos homicídios e ao 23º de diminuição nos roubos. “Mas não temos ainda o que comemorar. Este é um caminho de construção. Já tivemos meses de mais de 500 homicídios em Pernambuco”, completou Câmara. Segundo ele, um conjunto de fatores tem contribuído para resultados satisfatórios. Entre eles, o governador cita contratações de policiais militares, civis e científica. Também o investimento em melhorias de infraestrutura e na aquisição de equipamentos e serviços de inteligência. “Agora tivemos a contratação de mais 500 PMs, além de policiais civis”, afirmou. 

Para Edna Jatobá, coordenadora executiva do Gajop, ong responsável pela gestão da plataforma Fogo Cruzado, os dados do Pacto Pela Vida não são totalmente abertos e falta ao governo do estado detalhar informações, como os bairros onde o índice de homicídios ainda continuam aumentando e por quê. Não sabemos, por exemplo, se a violência letal da orla de Boa Viagem é a mesma que a do Ibura”, questiona Jatobá. Mais de 70% dos homicídios do estado são cometidos por arma de fogo e vinculados ao tráfico de drogas. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL