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TRÂNSITO

Paradas de ônibus da Conde da Boa Vista são desativadas temporariamente

Publicado em: 04/08/2019 17:26 | Atualizado em: 04/08/2019 17:28

Duas ficam inutilizadas enquanto outra é reativada. A iniciativa faz parte do planejamento de requalificação da via. Foto: Paulo Paiva / DP
Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores viários do Recife, entra em mais uma etapa das suas obras de requalificação. A partir desta segunda (5), três paradas de ônibus localizadas no trecho entre as ruas do Hospício e da Aurora passarão por mudanças. Duas delas serão temporariamente desativadas para o serviço de melhoria das calçadas e a instalação de novos abrigos. Uma terceira volta a funcionar para passageiros que viajam no sentido subúrbio/cidade.

O ponto de ônibus localizado em frente ao Edifício Duarte Coelho (ao lado do Cinema São Luiz), de nº 180326, será desativada enquanto durar a obra neste trecho da via. A previsão de conclusão desta segunda fase é de 90 dias. Os passageiros das quatro linhas atendidas por ele terão como opção outros pontos que ficam na Avenida Guararapes.

Outra parada desativada será a localizada em frente ao Edifício Tabira, nº 121, de nº 180325. As dez linhas atendidas por ela passam a parar no abrigo provisório implantado ao lado do Atacado dos Presentes, próximo à Rua do Hospício. 

As novidades não contemplam, entretanto, apenas desativações. A parada de nº 180323, em frente a loja Esposende, será reativada. Assim, 11 linhas que haviam sido deslocadas para o abrigo provisório implantado ao lado do Atacado dos Presentes retornam para o seu ponto de embarque e desembarque original. 

Caso tenha dúvidas ou queira enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Parada desativa ao lado do Cinema São Luiz

Usuários das linhas 313 – San Martin (Abdias de Carvalho) e 315 – Bongi devem dirigir-se à Avenida Guararapes e, lá, utilizar a parada nº 180330 onde estas mesmas linhas já fazem ponto. 

Quem utiliza as linhas 321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) e 324 – Jardim São Paulo (Piracicaba) também precisam ir à Avenida Guararapes até a parada nº 180331 por onde estes ônibus também já transitam.

Parada desativada em frente ao Edifício Tabira - 

Passam a parar em frente ao lado do Atacado dos Presentes:

044 – Massangana (Boa Vista); 053 – Shopping RioMar (Opcional); 069 – Conjunto Catamarã; 072 – Candeias (Opcional); 100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura); 101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol); 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá) – somente aos domingos; 243 – Vila dos Carneiros – via Agamenon Magalhães 414 – Torre e 645 – TI Macaxeira (Av. Norte). 

Este mesmo abrigo provisório já tem atendido ainda as linhas 312 – Mustardinha; 315 – Bongi; 331 – Totó (Jardim Planalto); 332 – Totó (Abdias de Carvalho); 341 – Curado I e 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista).

Parada em frente a Loja Esposende voltará a receber as linhas - 

 411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto); 511 – Alto do Mandu; 516 – Casa Amarela (Nova Torre); 521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista); 524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos); 531 – Casa Amarela (Rosa e Silva); 624 – Brejo (Conde da Boa Vista); 644 – Largo do Maracanã; 721 – Água Fria; 726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista) e 1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista).

Requalificação

A primeira fase da obra de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista teve início às 6h do dia 02 de abril. Na ocasião, o trânsito do trecho da Conde da Boa Vista com sentido ao bairro do Derby a partir da rua da Aurora até a rua Gervásio Pires estava sendo desviado pela Rua do Riachuelo. Foram realizados serviços nas calçadas, rede de drenagem, iluminação e pavimento. O prazo para conclusão, que se encerraria no mês de agosto foi cumprido antes, no dia 15 de julho. Apenas esta primeira etapa teve investimentos no valor de R$ 3,5 milhões, de um total de R$ 15 milhões para a obra total, que está dividida em seis fases. Esta primeira também incluiu a construção de duas faixas elevadas nas ruas da União e da Saudade, a realocação de postes de iluminação pública que impediam a acessibilidade, e as obras elétricas, que incluem a implantação de uma nova iluminação no corredor. 

A segunda etapa foi iniciada imediatamente ao final da primeira. Todas as demais são bastante similares, com execução de obras de drenagem, requalificação de passeio e alargamento do mesmo, além de execução de canteiro central e novos mobiliários urbanos. A Fase 02 tem duração de 90 dias e prevê obras nos trechos entre as ruas da Aurora e do Hospício (subúrbio/centro); e entre José de Alencar e Soledade (centro/subúrbio). Na terceira fase, com duração de 120 dias, os serviços serão executados entre a Rua da Soledade e a José de Alencar (subúrbio/centro) e entre Soledade e Rua Oswaldo Cruz (centro/subúrbio). Com apenas 60 dias de duração, a Fase 04 compreende o trecho entre as ruas da Soledade e Gonçalves Maia (subúrbio/centro). A quinta fase terá 90 dias de duração e realiza o trecho entre as ruas Dom Bosco e Oswaldo Cruz, nos dois sentidos. O projeto será finalizado na Fase 06, que terá 90 dias de duração e beneficiará os trechos entre as ruas José de Alencar e Gervásio Pires (subúrbio/centro) e entre esta última e a Rua do Hospício (centro/subúrbio). Durante as últimas fases serão construídas as duas estações BRTs na via: a Estação Hospício e a Estação Soledade.

A Avenida atual e a “nova” Conde da Boa Vista

Pelo menos 170 mil pedestres trafegam diariamente na Avenida Conde da Boa Vista, apenas no trecho entre a Rua da Aurora e a Rua Gervásio Pires, onde está localizado o cruzamento mais movimentado da via mais importante do Centro do Recife. Mas não só isso. Em seus 1,6 km de extensão, quase metade da circulação é feita a pé, já que é uma avenida essencialmente comercial e de serviços. Segundo estudo realizado pela Prefeitura do Recife, 6,8 mil pedestres atravessam os cruzamentos da Conde da Boa Vista a cada hora. 

Ainda assim, de sua construção até as obras de requalificação realizadas até agora, a infraestrutura da via foi pensada para quem trafega em automóveis particulares ou transporte coletivo. O projeto da Nova Conde da Boa Vista pretende mudar essa realidade, com calçadas mais largas, arborização, diminuição das distâncias entre as faixas de pedestres e aumento do tempo semafórico para fazer as travessias. Dentre as mudanças mais importantes está o retorno das paradas de ônibus convencional para as calçadas. Já as estações de BRT serão reduzidas a duas, mas com nova roupagem. Para garantir o conforto de quem trafega a pé, os passeios serão ampliados em até 2,3 metros e as esquinas dos cruzamentos também serão alargadas. 

“Algumas rampas de acessibilidade que possuem inclinação inadequada serão readequadas e será implantado o piso tátil e direcional, sobretudo nas áreas onde a calçada se alarga ou tem um posto de gasolina, por exemplo. Isso é necessário para que o pedestre com deficiência visual consiga diferenciar o caminho. Pela Avenida Conde da Boa Vista trafegam muitas pessoas com mobilidade, como no cruzamento da via com a Rua da Soledade, onde funciona a Fundação Altino Ventura”, disse a coordenadora do projeto da Nova Conde da Boa Vista e diretora de Projetos Especiais da Secretaria de Infraestrutura do Recife, Eduarda Campos.

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