Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

'Os estudantes estão aprendendo a aprender', diz Bernardo Juarez D'Almeida

Publicado em: 06/08/2019 07:00

Foto: Divulgação
Nascido no Recife e formado em economia pela UFPE, Bernardo Juarez D’Almeida, 47, é auditor tributário do Tesouro Estadual desde 1994. Em 2008, ingressou no governo ao assumir a Gerência Geral de Ações Governamentais do Pacto pela Vida. Em 2011, foi nomeado secretário-executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão. A convite do então secretário Alexandre Rebêlo, iniciou a construção dos Pactos pela Educação e pela Saúde. Também exerceu os cargos de secretário de Justiça e Direitos Humanos, foi vice-presidente do Porto de Suape e também exerceu o cargo de secretário-executivo da Sefaz-PE. Confira a entrevista: 


Quais são os principais programas de educação no Recife?
Brinqueducar, Proler, Ondatec, Escola do Futuro e Programa Robótica. O Brinqueducar, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Recife desde 2017, beneficia cerca de 18 mil crianças de 0 a 5 anos e tem como objetivo fazer os estudantes aprenderem brincando. É composto por playground, brinquedos, jogos educativos e livros de literatura. As brincadeiras fazem parte da prática pedagógica e a interação das crianças com os recursos pedagógicos do programa é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois estimula, entre outros aspectos, o desenvolvimento da psicomotricidade das crianças, além de estimular a socialização e a criatividade. O acesso aos livros faz parte da cultura de formação de pequenos leitores, favorecendo a imaginação, interpretação de imagens e o desenvolvimento da oralidade. No total, foram investidos mais de R$ 10 Milhões em 2017 e 2018 na aquisição de playgrounds, jogos lúdicos e pedagógicos e livros. 

O Proler (Programa de Letramento do Recife) utiliza a metodologia específica para alfabetizar letrando, a fim de levar o estudante a se apropriar da leitura e da escrita, de forma competente e sistematizada, a partir dos direitos de aprendizagem estabelecidos na Política de Ensino. O principal objetivo é dar orientações referentes aos eixos da língua portuguesa - oralidade, leitura, produção de texto e apropriação do sistema de escrita alfabética - para que os estudantes concluam o 1º ano do ensino fundamental no estágio alfabético. Em 2017, houve a participação de 256 unidades de ensino, com 3.562 turmas formadas e 39.358 alunos inscritos. 

Através de um convênio entre as Secretarias de Educação do Recife e de Pernambuco, a Prefeitura do Recife lançou em 2017 o Projeto Ondatec, a fim de capacitar estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal para vestibulares das Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais. Os estudantes de aulões de língua portuguesa e matemática, além de aulas à distância para tirar dúvidas, como instrumentos para impulsionar o resultado nesses vestibulares. O Ondatec contribuiu com o aumento de 78% na quantidade de estudantes da rede aprovados nas Escolas Técnicas Estaduais.

A atual gestão da Prefeitura do Recife implantou um novo padrão de qualidade da rede municipal de ensino, como parte do projeto Escola do Futuro. Com 311 escolas, já investiu nos três primeiros anos da gestão R$ 152 milhões em educação. O valor é 50% maior que a soma dos investimentos na área, nos 12 anos das administrações anteriores. A PCR aplica mais de 25% da receita na área de educação, cumprindo o que determina a Constituição Federal. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura entregou 12 creches e cinco novas sedes de escolas com investimentos de R$ 33,3 milhões. Ampliou em 17% o número de vagas de educação infantil (0 a 5 anos).

O Programa Robótica na Escola contempla 73 mil estudantes matriculados do grupo 3 (de três anos de idade) da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. Na implantação do programa, todos os professores foram capacitados para o uso dos kits de Robótica Lego em sala de aula. Pouco mais de um ano e meio depois da Prefeitura implantar o programa, os estudantes foram campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em novembro de 2015, em Uberlândia (MG). Com a vitória, os alunos se classificaram para a RoboCup - campeonato internacional realizado em junho de 2016 na Alemanha, e lá conquistaram o oitavo lugar entre 24 equipes do mundo inteiro.

Em 2017 os estudantes representaram o Brasil no campeonato mundial de robótica (RoboCup) em Nagoya, no Japão. Disputando com 37 equipes de outros 30 países, a equipe conquistou o oitavo lugar, à frente de nações como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Austrália, Itália, Canadá e Rússia. Ainda em 2018, conquistaram primeiro, segundo e terceiro lugares do Nível 1 da modalidade prática da etapa estadual da OBR. 

A Secretaria de Educação já inaugurou quatro Laboratórios de Ciência e Tecnologia, dos 12 previstos. O laboratório tem por objetivo estimular o espírito crítico e dar aos estudantes o papel de protagonismo. A iniciativa faz parte do Escola do Futuro. O espaço funciona nos quadrantes laboratório convencional de ciência básica, instrumentação científica, robótica e programação, e espaço maker. Os estudantes têm desde kits de montagem de robótica a microscópios, vidraria e substâncias químicas reagentes, peças de anatomia básica, 50 tablets, câmeras de foto e filmagem e impressora 3D, entre outros itens. 
 
Como a Secretaria de Educação está trabalhando o professor para que os mesmos coloquem a parte prática exigida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
O Recife desenvolveu seu currículo. No início do ano passado, iniciamos a revisão colaborativa junto a toda a rede, coordenado por um grupo de trabalho. Houve diversos momentos de consulta e contribuições. Entendemos também que nosso programa Escola do Futuro tem tudo que a BNCC preconiza em relação às competências gerais. Prezamos pelo protagonismo dos estudantes, que trabalham os conteúdos de forma transversal e “aprendem a aprender”, a usar a criatividade e colaboração para resolver problemas do dia a dia.

Quais são os investimentos na formação, comunicação e engajamento dos professores para atender as demandas da revolução 4.0?
A Secretaria criou em 2014 a Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire para promover formação continuada. Mensalmente são formados 3 mil professores. Os cursos abordam desde múltiplas linguagens expressivas para professores que atendem crianças de 1 a 3 anos, até matemática, jogos e artefatos tecnológicos como ferramenta didática para o ensino das grandezas e medidas. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL