Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Nova sede da creche-escola Sementinha Skylab é inaugurada na Iputinga

Publicado em: 16/08/2019 14:24 | Atualizado em: 16/08/2019 15:16

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
O novo prédio da creche-escola Sementinha Skylab, na Iputinga, Zona Oeste do Recife, foi inaugurado nesta sexta-feira (16). O imóvel foi totalmente reconstruído, dentro do novo padrão adotado pela Prefeitura do Recife nas unidades de ensino municipal.

A obra teve um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão para substituição da antiga unidade, que foi derrubada por não oferecer condições de uso para comunidade escolar. Agora, a creche-escola beneficiará 145 crianças de 0 a 5 anos.

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
"Esta é a 13ª creche que a gente inaugura e esses espaços abrem novas oportunidades para toda a comunidade. São 145 crianças que vão poder ter aqui todas as condições para o aprendizado e profissionais que terão toda infraestrutura para executar seu trabalho. Essa creche é modelo para o país inteiro", afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante a inauguração.

De acordo com o prefeito, outras obras e reformas estão em andamento e vão oferecer novas vagas na cidade. “Mês a mês, vamos abrir novas vagas para que mães e pais possam enfrentar a luta do dia a dia e ir atrás da sua renda, com a garantia que os filhos ficaram num local que vai priorizar o desenvolvimento", pontuou. Atualmente, a rede municipal do Recife conta com 311 unidades.

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
A edificação é composta por quatro salas de aula, sala de professores, de informática, leitura, berçário, fraldário, lactário, cozinha, despensa, depósito para material didático, rouparia, banheiros, secretaria, direção, áreas de recreio coberto, refeitório, recreio pavimentado descoberto; caixa de areia; circulação da área de administração e jardim.

"Essa creche segue o padrão de outras unidades que já temos no Recife. Ela segue um modelo pedagógico diferenciado em que as crianças participam de dinâmicas pedagógicas diferentes em sala de aula. Há, por exemplo, uma sala específica para desenvolver o movimento, outra para as artes, outra para linguagens. A qualidade dos brinquedos, dos livros pedagógicos é superior e estamos implementando isso em todas as 82 creches do Recife", destacou o secretário de Educação, Bernardo D'Almeida.

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
A gestora da creche-escola, Sayonara Souto, afirmou que a unidade oferece um cardápio adaptado e pensado nos valores nutricionais dos alimentos, além de salas climatizadas e material necessário para cada atividade. “Todas as salas, que chamamos de ateliês, estão organizadas e com os materiais prontos. A comunidade também estava ansiosa e está bem feliz”, contou. 

O parque escolar do Recife data da década de 1940, por isso, algumas das edificações da rede municipal são antigas e não estão adequadas aos critérios ideais ao processo de ensino-aprendizagem. Era o caso da antiga sede da Sementinha do Skylab, cujas obras de reconstrução foram iniciadas em julho de 2017. A unidade apresentava afundamento do piso, salas pequenas, estrutura arcaica e layout inadequado.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL