Diario de Pernambuco
Busca

MOSTRA

Museu da Abolição recebe a 2ª edição da exposição Culturas Africanas: arte, mitos e tradições

Publicado em: 09/08/2019 14:51 | Atualizado em: 09/08/2019 16:13

Museu da Abolição fica na Rua Benfica, 1150, bairro da Madalena. Foto: Thalyta Tavares/Esp. DP.
O Museu da Abolição, em parceria com o departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresenta a exposição coletiva Culturas Africanas: arte, mitos e tradições, que será aberta à visitação a partir desta segunda-feira (12), às 9h. A mostra fica em exibição até 9 de novembro. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h e, aos sábados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

O projeto tem a direção da professora Suely Cisneiros Muniz, do departamento de Artes da UFPE, e orientação e curadoria do professor Paulo Lemos de Carvalho, pesquisador em antropologia da arte tradicional africana, além dos 16 pesquisadores do Centro de Artes e Comunicação (CAC).

A mostra é fruto do resultado dos trabalhos realizados sobre modelagem em argila. “Percebemos que, muitas vezes, os estereótipos que se fazem, com relação à África e aos africanos, são devidos a uma falta de conhecimento e de abertura com relação à riqueza e ao potencial da estética africana”, afirma o curador da exposição, Paulo Lemos de Carvalho.

A primeira edição aconteceu em 2015. Na segunda, será apresentado o resultado de pesquisas desenvolvidas durante o curso sobre a cultura tradicional africana e suas representações. A exposição se apresenta em forma de releitura de totens, máscaras, escudos, objetos rituais, de uso lúdico e utilitário.

Algumas peças originais de vestuário da nobreza tradicional também fazem parte da expografia. “Pensando em muitas pessoas que não podem visitar museus do mundo a fora, que são especializados em arte africana, fizemos essa pesquisa que resultou nesta exposição didática no Museu da Abolição”, ressalta Paulo Carvalho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL