Agreste Livro sobre LGBTfobia na Educação é lançado nesta quarta

Publicado em: 21/08/2019 17:26 Atualizado em:

Foto: Divulgação/UFPE.
Foto: Divulgação/UFPE.
Nesta quarta-feira (21), a partir das 19h30, será lançado o livro “LGBTfobia na Educação e a Atuação da Gestão Escolar”, no Auditório Luiz Gonzaga, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A obra, de autoria de Émerson Santos, é resultado da sua dissertação de Mestrado em Educação Contemporânea realizado na instituição.

O estudo amplia os olhares dos pesquisadores da diversidade sexual e identidade de gênero na educação, na medida em que centra suas atenções sobre o papel da gestão escolar frente às violências lgbtfóbicas na escola e sua interlocução com estudantes, professores, agentes técnicos educacionais, mães, pais e responsáveis e outros membros da comunidade escolar. Dentro desse quadro, analisa os enfrentamentos e silenciamentos recorrentes de gestoras escolares diante de um conjunto de manifestações de intolerância à diversidade sexual e à identidade de gênero na escola.

Sua grande potencialidade consiste na conexão de um debate teórico a respeito da gestão escolar no Brasil, passando por suas principais escolas de pensamento, juntamente a experiências reais de atuação da gestão escolar frente às questões de diversidade sexual e identidade de gênero nas escolas. 

Outro importante diferencial do livro é a discussão sobre o fortalecimento da formação de gestores/as escolares, bem como da participação da comunidade escolar na gestão das unidades escolares com vistas à superação do problema da lgbtfobia na escola. Suas reflexões oferecem alternativas para construção de uma educação livre de discriminações com equidade e igualdade. O livro está à venda no site da Editora Appris. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.