Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

Guarda Municipal do Recife recebe 18 novas viaturas e curso de capacitação

Publicado em: 02/08/2019 12:26 | Atualizado em: 02/08/2019 13:08

Foto: Leandro de Santana/Esp.DP Foto. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP Foto.)
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP Foto. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP Foto.)

Os equipamentos públicos do Recife ganharam reforço na segurança. A corporação da Guarda Civil Municipal recebeu 18 viaturas novas que devem resguardar parques, praças, unidades de saúde e educação, além de regiões turísticas da cidade, como o bairro do Recife. Os veículos foram entregues na manhã desta sexta-feira (2), durante uma cerimônia no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da capital.

A guarda civil Juliana Muniz faz parte da turma de 15 condutores das novas viaturas que participaram do curso de Condutor de Viatura Operacional. O efetivo recebeu aulas práticas e teóricas de mecânica, direção e condutas para agir durante o trabalho de segurança e prevenção. "Esse curso de condução operacional é o primeiro a ser implantado na Guarda. Foram cinco dias de aprendizado para que a gente possa ter uma melhor noção de condução ofensiva, defensiva e evasiva. Aprendemos abordagens, manobras e como agir em situação de risco atípica e ameaças", contou.

Esses carros novos serão usados na Ronda Ostensiva de Apoio ao Cidadão (RONDAC), no Grupo Tático Operacional (GTO), na Ronda do Turismo, na Ronda da Assistência Social, nas Gerências Operacionais e no Núcleo de Assistência Social. Atualmente, a frota da Guarda Civil conta com 32 carros, três ônibus, um Sprinter, uma kombi e sete motos. Com a entrega, mais da metade da frota foi renovada e garante reforço também para a Ronda do Turismo, criada recentemente.

Foto: Leandro de Santana/Esp.DP Foto. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP Foto.)
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP Foto. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP Foto.)

Duas viaturas farão patrulha no Bairro do Recife. "A nova frota vai dar mais mobilidade para poder prestar um serviço ainda melhor à sociedade. Essas viaturas estão em um ampla rede de assistência, em equipamentos de saúde, educação, parques e nos eventos e ocorrências. Além de fazer a segurança em Parques, eventos de grande porte, locais turísticos, unidades de saúde e educação, assistência social", comentou o secretário executivo de segurança urbana do Recife, Adalberto Freitas.

O efetivo atual da Guarda Municipal é de 1.911 agentes, sendo 320 mulheres. Desses, a maior parte ficam em postos e atuam na preservação patrimonial, que conta com 1.386 agentes. Além disso, os guardas são distribuídos em Ronda do Turismo (13), Brigada Maria da Penha (10), Moto patrulha (7), Brigada Ambiental (24), Ronda Escolar (20), Compaz (80), Ronda da Saúde (37) e Assistência Social (3).

Segundo o comandante da Guarda Civil do Recife, Marcílio Domingos, o curso que capacitou os pilotos e a renovação da frota traz novo fôlego ao trabalho da corporação. "A guarda municipal tem a preocupação de ter uma capacitação continuada. Estaremos em vários postos físicos e atuando em viaturas operacionais e toda a cidade estará coberta. Esse investimento aumenta a autoestima do efetivo, que fica mais satisfeito e garra para atender todas as ocorrências e o cidadão recifense", disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL