Diario de Pernambuco
Busca

Padroeiro

Feriado de São Salvador do Mundo leva programação religiosa para as ladeiras de Olinda

Publicado em: 06/08/2019 08:26

Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP. (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.)
Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP. (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.)

Nesta terça-feira (6) é comemorado o dia do padroeiro de Olinda, São Salvador do Mundo – um dos nomes atribuídos a Jesus Cristo. A data é feriado no município e celebra a transfiguração de Jesus. As comemorações começam em Olinda às 8h. Haverá a Alvorada Festiva e Laudes solenes dirigidas pelas congregações religiosas, irmandades, Ordens Terceiras e seminaristas. A tradicional procissão com a imagem de São Salvador do Mundo sairá às 16h, da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção a Sé de Olinda. Ao chegarem à catedral, os fiéis participarão da Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A imagem de São Salvador do Mundo na Igreja da Sé de Olinda traz Jesus segurando um globo terrestre tendo uma cruz fincada, que representa o mundo cristão. Essa simbologia religiosa é adotada por Olinda como símbolo da cidade, estando presente nas bicas, marcos e lugares públicos.

A Sé de Olinda foi anunciada como catedral da então Diocese de Olinda em 16 de novembro de 1736 tendo como titular, São Salvador do Mundo. De acordo com a historiadora, Marieta Borges, as celebrações foram retomadas em 1978 através do insistente pedido do também historiador e jornalista Gaston Manguinho, chamado “Patriarca de Olinda”. As paróquias de Olinda passaram a ser convidadas a participar da programação do evento. Há 35 anos, a tradição religiosa voltou a ser celebrada.

Revitalização
O Alto da Sé passou por obras de preservação do patrimônio artístico, cultural, histórico e arquitetônico. No ponto turístico, foi reestruturado o espaço do Largo da Sé, que se estende desde a Igreja da Sé até a Ladeira da Misericórdia. A recuperação do local contemplou as praças e toda a infraestrutura do entorno, bem como a readequação paisagística. Houve ainda o embutimento da fiação elétrica. No local, também foi construído o mercado de artesanato Sylvia Pontual. A ação incluiu também a obra de requalificação do prédio da Caixa D’Água, onde foi instalado um elevador panorâmico, tendo sido transformado num mirante, com vista de 360 graus para Olinda e Recife.

Programação
8h – Alvorada Festiva e Laudes solenes – Sé de Olinda.
Responsáveis: Congregações religiosas, Irmandades, Ordens Terceiras e Seminaristas de Olinda;
16h – Procissão saindo da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção à Sé de Olinda;
17h – Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL