Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Estudantes conseguem comprar passagens para Olimpíada de História

Publicado em: 15/08/2019 16:16 | Atualizado em: 15/08/2019 18:53

Uma das equipes que irão participar da Olimpíada de História - Foto: Cortesia
Lembra do grupo de 30 estudantes da Escola de Aplicação do Recife (vinculada à Universidade de Pernambuco) que estava precisando de ajuda financeira para poder viajar e participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)? Então, eles conseguiram recursos para garantir a presença na disputa e começam a ir para Campinas, no interior de São Paulo, a partir da madrugada desta sexta-feira (16).

“A gente recebeu algumas doações, mas duas específicas realizadas ontem (quarta, 14) foram determinantes para alcançar os valores necessários”, explica o professor Dayvison Freitas, organizador de alguns grupos classificados para a olimpíada. A ajuda foi concluída por uma professora e por o pai de um ex-aluno da instituição, que pediram para não serem identificados. “Ontem, no final do dia, conseguimos emitir as passagens e custear alimentação e hospedagem”, acrescenta.

Ao todo, 12 equipes (cada uma com 3 alunos, totalizando 36 pessoas) foram classificadas para a 11ª ONHB, mas somente duas receberam viagem e hospedagem custeadas pelo evento - uma por ser a melhor do estado de Pernambuco e outra por ser a melhor do Nordeste. 

Os professores chegaram a procurar a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE-PE), que só disponibilizou 15 passagens. E a resposta veio na última segunda-feira (12), praticamente em cima da hora, época em que os valores das passagens ficam muito acima do normal, longe das possibilidades das outras 15 pessoas que ainda não tinham viagem garantida.

“É hora de acalmar os alunos. Ontem foi um dia muito tenso, que começou sem a certeza da viagem. Precisamos ter uma situação de tranquilidade, para que eles se preparem bem para a final”, conta o professor Alberon Lemos, também organizador de alguns grupos classificados. “Todos os 36 estudantes estavam decididos: só iriam viajar se todo mundo fosse”, alega.

A primeira leva de alunos viaja na madrugada, outra pela manhã e mais outra à tarde. “Esse foi o ano com mais equipes daqui participando da olimpíada. Ano passado, foram 11, que conseguiram três medalhas de ouro e uma de prata”, relembra o professor Dayvison. A prova da olimpíada acontece no sábado (17) e, no domingo (18), será realizada a cerimônia de premiação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL