Diario de Pernambuco
Busca

Palestras

Estado se reúne com OMS para discutir ações para a saúde da mulher

Publicado em: 06/08/2019 14:26

Encontros acontecem na sede da secretaria, no Bongi - Foto: Miva Filho/SES
Até esta quinta-feira (8), técnicos e gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participarão de palestras e oficinas com consultores da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os encontros, realizados na sede da pasta, no Bongi, Zona Oeste do Recife, são fruto de um convênio com a entidade internacional e irão ajudar a SES a traçar estratégias semestrais para a saúde da mulher. Os temas discutidos são diversos: assistência obstétrica, saúde sexual reprodutiva, câncer de colo de útero, recursos humanos, além do monitoramento da informação nas áreas.

A parceria é prevista para durar por 5 anos - prorrogável por mais 5 - e é dividida em três módulos: diagnóstico, intervenção e monitoramento. A atuação da OMS contará com consultores internacionais e nacionais que apoiarão os processos de transferência de experiências e conhecimentos, e irão capacitar profissionais e gestores pernambucanos em todas as regiões do Estado.

Ainda em 2019, as equipes realizarão o diagnóstico da rede de saúde obstétrica e da demanda e oferta da linha de cuidado da prevenção do câncer de colo de útero no Estado, para aumentar o impacto e a efetividade das intervenções. Também serão realizados encontros mensais com a participação das 20 maiores unidades da rede materno-infantil do estado para monitoramento da gestão dos leitos em articulação com a Central de Regulação do Parto.

Metas
Com a meta de reduzir a taxa de mortalidade materna para 35 óbitos por cem mil nascidos vivos até 2022, o acordo propõe diversas ações. Entre elas, a capacitação para melhorias em toda a rede de maternidades, com aumento da qualidade e oferta do pré-natal e promoção da vinculação obstétrica, que terá início pelas regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste Setentrional e arredores de Ouricuri, no Sertão. 

Outro ponto será o estudo sobre o itinerário das gestantes para qualificar o mapa de vinculação obstétrica; e a capacitação de 2 mil profissionais das redes básicas de saúde sobre planejamento reprodutivo e métodos contraceptivos de longa duração, tendo como meta atingir 2% de dispositivos intrauterinos (DIU) inseridos em mulheres em idade fértil  nos próximos 4 anos.

Já as metas para prevenção ao câncer de colo do útero, doença que vitima em torno de 300 pessoas por ano em Pernambuco são, por meio das intervenções, melhorar os atuais indicadores e atingir, até 2022, cobertura mínima de 80% nos grupos prioritários da vacina contra o HPV; aumentar a cobertura do exame citopatológico nas mulheres na idade preconizada (25 a 64 anos) para 80%; além de garantir a oferta dos serviços de colposcopia (exame que identifica lesões que podem evoluir para o câncer de útero); e o tratamento das lesões precursoras do câncer de colo através da cirurgia de alta frequência (CAF) para todas as mulheres com indicação médica.

TAGS: metas | mulher | oms | ses | saude |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL