Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Associação dos Docentes da UFPE promove seminário para debater o Future-se

Publicado em: 06/08/2019 16:43 | Atualizado em: 06/08/2019 16:54

Foto: UFPE/Divulgação.
O plano anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) para reformular o modelo de gestão das universidades públicas federais, Future-se, acendeu o alerta para docentes, reitores e entidades científicas em todo o país e tem gerado dúvidas entre os gestores. Para esclarecer e discutir o projeto, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) realiza, nesta quinta-feira (8), o seminário A Educação Superior em Debate: O Future-se e a autonomia universitária, no auditório Paulo Rosas, na sede da Adufepe, às 14h.

LEIA MAIS:

Universidades federais em Pernambuco criam grupos de trabalho para analisar o Future-se

O evento vai contar com a participação do reitor Anísio Brasileiro; do ex-secretário de Educação Superior do MEC e ex-reitor da UFPE Amaro Lins; do presidente da Adufepe, Edeson Siqueira; do presidente do Confies e diretor executivo da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino; e de representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes).

O presidente da Adufepe, Edeson Siqueira, defende que o momento é de fazer uma crítica propositiva, sem abrir mão da gratuidade e da responsabilidade do Estado no fomento à produção de conhecimento, ciência, tecnologia e inovação.

“O governo não pode entregar aos interesses do capital a responsabilidade de financiar as Ifes. A produção de conhecimento é responsabilidade do Estado, tendo em vista que nossas universidades devem estar a serviço de um projeto de nação soberana. Sem isso, não haverá desenvolvimento nacional, nem projeto de nação soberana. Não precisamos inventar a ‘roda’, mas aperfeiçoar as experiências que são vivenciadas há décadas em parceria com o setor privado através das nossas fundações de apoio e de desenvolvimento”, destaca.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL