Diario de Pernambuco
Busca

LIBERDADE

Arte educa?

Publicado em: 06/08/2019 07:02

Foto: Lucas Ayres/Divulgação
* Por  Janine Rodrigues

Muitas vezes a conexão que se faz entre arte e educação é equivocada. Isso quando se coloca uma obrigatoriedade da arte ensinar alguma coisa de modo específico. Para exemplificar podemos pensar numa simples atividade de leitura. A arte literária, sem dúvida, contribui muito para a educação. Mas ler somente por obrigação não surtirá o mesmo efeito que ler por hábito. Por prazer. Existe um elemento essencial no fazer e no usufruir da arte: a liberdade. 

A arte liberta pensamentos, desperta o senso crítico, incita o autoconhecimento e o conhecimento do mundo que nos cerca. A educação que a arte oferece vai além das matérias curriculares, além das fórmulas, além do concreto e do exato. A arte proporciona um olhar afetuoso sobre as coisas. Sobre o mundo. Por isso é extremamente importante o cuidado nas atividades artísticas realizadas com as crianças. Se nós educadores estamos a todo momento dizendo o que ela deve ler. Com o que e como ela deve brincar. Dando a ela instruções e podando o livre fazer, aí limitamos ou até eliminamos uma série de possibilidades de aprendizagens. 

Lembro que certa vez, numa atividade com crianças de 4 a 7 anos presenciei o seguinte comentário :


- Ué Gael, seu céu é verde? Você usou seu lápis errado. Toma esse aqui.

- Não!! É esse mesmo (diz Gael se referindo a cor verde).

- Não Gael, como eu ensinei? O céu é sempre branquinho ou azul.

Isso me faz pensar em quantos ‘’ Gaeis’’ existem por aí. E quantos educadores que estão esquecendo o poder da arte. Por que ao menos não perguntamos ao Gael por que ele escolheu aquela cor. O céu dele pode ser da cor que ele quiser. E para além disso, se nós, educadores, reconhecermos a importância do protagonismo da fala da criança, se soubermos ouvir, se pudermos respeitar a criança como um indivíduo dotado de inteligência, se fizermos tudo isso iremos descobrir a potencialidade intelectual, social e emocional destes tantos ‘’Gaeis’’ pelo mundo afora. 

A arte educa se a liberdade for elemento necessariamente respeitado.

Algumas coisas importantes para estarmos atentos:

Não podar a imaginação da  criança. O lúdico, o brincar, o fazer, o coletivo, pode ensinar muito mais do que o ‘’concreto’’ e as fórmulas pré existentes;

Não compare. Nem com o irmão, com os colegas da escola, com ninguém. Toda criança merece respeito, inclusive respeito às suas opiniões. 

Criança tem vontade sim. Nós adultos educadores somos mediadores dessas vontades por que nem sempre elas são adequadas. Mas muitas vezes a criança pode sim fazer escolhas. As vezes ela não gosta de algo e você pode observar e ver se esta oposição dela a  alguma coisa se repete. Seja respeitoso. A autoestima dela e a noção que ela tem sobre ser respeitada começa na forma como ela é tratada por sua família;

Dê e saiba receber afeto. Mais que qualquer outra coisa. De que adianta um lugar lindo, com pessoas com currículos incríveis ( que são importantes, mas não bastam) e a criança nunca ganhar um abraço, não saber se relacionar, não saber conviver. Somos dotados de emoções e isso é essencialmente humano.


* Janine Rodrigues é escritora de literatura infantojuvenil, educadora de Fundadora da Piraporiando.

 
TAGS: liberdade | educa | arte |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL