Diario de Pernambuco
Busca

MARÉ

Alerta de ondas grandes em Pernambuco vale até amanhã

Publicado em: 06/08/2019 14:53 | Atualizado em: 06/08/2019 14:58

Foto: Rafael Martins/DP.
Um alerta divulgado pelo Centro de Hidrografia da Marinha Brasileira prevê mau tempo e ondas com altura de até quatro metros entre Salvador (BA) e Touros (RN). Tendo Pernambuco na rota, a previsão é de que o fenômeno ocorra até esta quarta-feira (7). De acordo com o aviso, o problema é provocado por um sistema de alta pressão sobre o oceano.

Além da alteração no nível do mar, o episódio também irá causar ventos de até 74 km/h. A Marinha do Brasil informou que mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico.

Na noite do domingo (4), um terremoto de magnitude de 5,8 na escala Richter foi registrado no Oceano Atlântico, com epicentro a 163 km do arquipélago de São Pedro e São Paulo, conjunto de dez ilhotas que fica a 972 km de Natal (RN).

Por ter ocorrido próximo ao Nordeste, a possibilidade de um tsunami ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. Entretanto, especialistas descartaram o risco deste evento.O epicentro foi a 738 km de Fernando de Noronha.

Segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esse tipo de terremoto não gera tsunami porque não houve movimento vertical das placas e a magnitude também não tem potencial. Um tsunami requer magnitude maior que 6,5 e 7, de acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL