Diario de Pernambuco
Busca

saúde

Testagem rápida para hepatite acontece nesta manhã na Jaqueira

Publicado em: 17/07/2019 07:58 | Atualizado em: 17/07/2019 08:02

Foto: Evandro Oliveira/PMPA
Nesta quarta-feira (17), a partir das 8h, o Parque da Jaqueira terá testagem rápida para os tipos B e C da hepatite. Ao todo, poderão ser atendidas 500 pessoas. A ação é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Programa Estadual de IST/Aids/HV, com a Secretaria de Saúde do Recife e o Instituto do Fígado de Pernambuco.No dia 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites.

A testagem dura cerca de 30 minutos, tempo para realizar o exame e fazer o aconselhamento do paciente. Sendo positivo, a equipe faz a solicitação de um teste laboratorial para conclusão do caso. "Lembramos, ainda, que todo o processo garante o sigilo das informações do paciente", afirma a gerente do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, Camila Dantas. Ela lembra que o diagnóstico precoce é essencial para que haja a cura para as hepatites B e C.

A hepatite é uma doença viral que causa inflamação no fígado. Ela também pode ocorrer pelo uso de alguns medicamentos, álcool ou outras drogas. É comum que as enfermidades na fase aguda não apresentem nenhum sintoma, o que pode aumentar os riscos do quadro se tornar crônico e com danos graves ao fígado, como câncer e cirrose. Em 2018, Pernambuco diagnosticou 217 casos de hepatite B, um aumento de 14% em relação a 2017 (190 casos). Já em relação à hepatite C, foram 198 ocorrências em 2019, uma diminuição de 16% quando comparado com o ano passado (235).

Para se prevenir das hepatites, é importante o uso da camisinha durante as relações sexuais; exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure; não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas; e não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas. A gestante ainda pode transmitir as hepatites B e C durante a gravidez ou parto.

A hepatite B tem vacina disponível no calendário vacinal para toda a população. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Em seguida, mais três doses, aos 2, 4 e 6 meses. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão vertical. Para a população em geral, que não completou o esquema na infância ou não sabe, são feitas três doses da vacina: a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira. Não existe vacina contra a hepatite C.

JORNADA Entre os dias 18 e 27, o ônibus do projeto Prevenção para Tod@s ofertará testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público participante do Festival de Inverno de Garanhuns. No dia 18 e entre 22 e 25, as testagens serão realizadas no Espaço Cultural Luiz Jardim (Avenida Santo Antônio, S/N, Centro), das 13h às 17h. Já entre os dias 19 e 21 e 26 e 27, a iniciativa estará no Parque Euclides Dourado, no bairro de Heliópolis, das 18h às 23h. A capacidade é de 100 atendimentos em cada data.

As próximas paradas serão em Goiana (29) e Recife (31). Anteriormente, a iniciativa esteve em cidades do Sertão (Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada), Zona da Mata (Limoeiro e Palmares) e Agreste (Caruaru). Em todas, também está sendo realizada a Jornada de Hepatites Virais, que tem capacitado profissionais da Atenção Primária sobre o manejo clínico do paciente com hepatite, além de oficina sobre aconselhamento.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL