Segurança

Seres transfere presidiários após briga com morte na Barreto Campelo

Publicado em: 09/07/2019 09:52

Ação foi realizada pela Seres em parceria com o Batalhão de Choque da PM - Divulgação/Seres
Após revista realizada na noite dessa segunda-feira (8), a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) realizou a transferência de diversos presidiários da Penitenciária Professor Barreto Campelo, localizada em Itamaracá, Região Metropolitana do Recife. A medida acontece após o registro de duas brigas com morte, em menos de 15 dias, na unidade prisional. Por questões de segurança, a quantidade de detentos transferidos e o destino de cada um deles não foram divulgados. 

A operação na Barreto Campelo foi realizada em parceria com o Batalhão de Choque da Polícia Militar. Antes da transferência, agentes da Seres e da PM apreenderam quatro armas de fogo, como .38, e 12 facas - 7 artesanais e 5 de cozinha. Ainda, foram confiscados mais de 70 munições, 12 celulares, além de uísque, cerveja e cachaça. Confira a relação completa na lista abaixo:

- 4 armas de fogo
- 72 munições
- 5 facas industriais (de cozinha)
- 7 facas artesanais
- 1 corda artesanal 
- 6,5 litros de cachaça
- 4,7 litros de cerveja
- 3,5 litros de uísque
- 3 balanças de precisão
- 1 litro de cola de madeira
- 12 celulares 
- 27 carregadores de celular
- 6 fones de ouvido
- 1 bateria de celular
- 9 cachimbos para consumo de drogas ilícitas
- 1 usina de cachaça artesanal
- Substâncias ilícitas, semelhantes a crack e maconha

Brigas na cadeia
Como relatado no começo da reportagem, em menos de 15 dias a penitenciária registrou dois casos de briga com morte por tiro dentro da unidade. O primeiro deles foi em 26 de junho, quando três detentos discutiram. Um deles morreu e os outros dois se feriram. 
 
Parte do material apreendido na revista dessa segunda (8) - Divulgação/Seres
 
A segunda ocorrência foi na manhã dessa segunda, também uma confusão envolvendo três reeducandos. Na ocasião, Edilson Aguiar da Silva, de 31 anos, foi atingido por um tiro e, mesmo tendo sido encaminhado aos hospitais de Itapissuma e Miguel Arraes (Paulista), não resistiu ao ferimento.

Questionada pelo Diario, a Seres reafirma que “vem reforçando a segurança das unidades prisionais do Estado com a aquisição de sistemas de inspeção de bagagens por raios-X, portais detectores de metal, banquetas de inspeção, detectores de metal manual, scanners corporais e coletes balísticos” e que “todos esses equipamentos são usados para evitar a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais do Estado”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL