Diario de Pernambuco
Busca

FIG: Lei Seca e chalé ajudam a conscientizar população sobre segurança no trânsito

Publicado em: 23/07/2019 17:30

Blitz da Lei Seca ficará em pontos estratégicos de acesso ao Festival de Inverno - Divulgação/SES-PE
Com o intuito de diminuir a quantidade de acidentes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) levou a Operação Lei Seca e montou um chalé em um dos polos do Festival de Inverno de Garanhuns para levar à população orientações sobre segurança no trânsito. O Chalé da Saúde funciona das 20h às 0h, até o dia 27 de julho, na Praça Mestre Dominguinhos. Já a blitz contra a alcoolemia estará em pontos estratégicos de acesso à festa, de forma itinerante.

De acordo com a SES, em 2017 e 2018, mais de 3 mil pessoas deram entrada em hospitais da região de Garanhuns por culpa de acidentes de trânsito. Em 2017, foram 3.186 pessoas machucadas. Já em 2018, o número recuou para 3.093. A meta da pasta é manter essa tendência de queda, com o auxílio da blitz e do chalé educativo, que conta com uma equipe de 30 técnicos da V Gerência Regional de Saúde (Geres), subordinada à SES.

Lei Seca
Já a Operação Lei Seca (OLS), que atua sob coordenação da SES-PE em parceria com o Detran-PE e a Polícia Militar, montou esquema especial de reforço das ações de fiscalização e de educação. Ao todo, por dia, 12 profissionais estão realizando o trabalho de fiscalização nas principais rotas que dão acesso aos polos do Festival no município do Agreste Meridional. Os bloqueios itinerantes estão programados para acontecer em horários diferenciados. A OLS atua no trabalho de orientação e fiscalização aos motoristas a fim de reforçar a segurança no trânsito e inibir a associação de álcool e direção pelos condutores.

Ainda estão programadas ações educativas pela equipe composta por pessoas com deficiência, cadeirantes ou muletantes, vitimados pela combinação de álcool e direção. O grupo agirá em pontos de grande circulação de pessoas realizando a entrega de panfletos, folders educativos e adesivos, além de dialogando sobre prevenção aos acidentes de trânsito.

Tolerância zero
A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran nº432/13) tornou ainda mais rígida a nova Lei Seca. A norma zera a margem de tolerância para concentração de álcool no sangue do condutor. Caso seja constatado, o motorista será autuado por infração administrativa, que prevê multa gravíssima com a perda de sete pontos na carteira, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70. A legislação não alterou a concentração de álcool que caracteriza crime de trânsito, ou seja, concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL