Diario de Pernambuco
Busca

BALANÇO

Em seis horas, choveu no Recife o equivalente a oito dias

Publicado em: 24/07/2019 08:15 | Atualizado em: 24/07/2019 11:01

A Prefeitura do Recife informou que atua desde o início da chuva com cerca de mil profissionais. Foto: Peu Ricardo/DP.
A Defesa Civil do Recife informou, na manhã desta quarta-feira (24), que registrou 101 milímetros de chuvas nas últimas seis horas na capital pernambucana, o correspondente a oito dias segundo a média histórica para o mês de julho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nos últimos dias, a Defesa Civil renovou diariamente o alerta para moradores de áreas de risco.

Nessa terça (23), foi enviado um alerta para que os moradores deixassem suas casas e buscassem locais seguros. "A Defesa Civil ratifica a orientação para que os moradores das áreas de risco deixem seus imóveis devido ao solo encharcado por causa das chuvas contínuas que caem sobre a capital desde o fim de semana e busquem locais seguros", pontuou o órgão.

A Prefeitura do Recife informou que atua desde o início da chuva com cerca de mil profissionais da Defesa Civil, Emlurb, CTTU, Guarda Municipal e outros órgãos nas ruas e áreas de risco da cidade para minimizar os efeitos das fortes chuvas. O trabalho das equipes de diversas secretárias e órgãos da Prefeitura do Recife, nas áreas de morro e também nas principais vias da cidade ajudaram a mitigar os efeitos da chuva. A rede municipal de ensino, cuja volta às aulas está prevista para hoje, irá funcionar normalmente.

Mensagens

A Prefeitura do Recife destacou que vem emitindo, desde o fim de semana, via celular, avisos para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Neste ano, a Defesa Civil já realizou 28 mil vistorias onde mapeou as áreas de risco da cidade. Atualmente, o órgão monitora 9 mil destes pontos. Nas últimas 12 horas, foram registrados 36 chamados no 0800 da Secretaria de defesa Civil, que mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24 horas.

Operação

De acordo com o balanço da gestão municipal, desde dezembro de 2018, a prefeitura monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de cerca de 6,1 mil profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

Deslizamentos

A Prefeitura informou ainda que registrou uma redução de 65,92% no número de deslizamentos entre 2013 e 2019 (até 14 de junho deste ano), em comparação com os 7 anos anteriores, resultado do reforço ano a ano da Operação Inverno. Recife possui mais de 60% de seu território como sendo área de morro.

Trânsito

Segundo a Prefeitura do Recife, equipes formadas por 200 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.

Drenagem

Desde o início das chuvas, as equipes da Emlurb, de acordo com a Prefeitura do Recife, reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas.  Foram mobilizadas mais de 240 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem de diversas localidades. Equipes também atuam na limpeza dos canais que cortam a cidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL