Diario de Pernambuco
Busca

Chuvas

Apac emite alertas para regiões ribeirinhas da Mata Sul

Publicado em: 21/07/2019 16:20 | Atualizado em: 22/07/2019 11:41

Rio Una, que corta a cidade de Barreiros, chegou a marca dos cinco metros, mas a APAC tranquiliza afirmando que ele continuará estável. Foto: Reprodução/ Internet
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu três avisos hidrológicos para alertar moradores de regiões ribeirinhas próximas aos rios Amaraji, nos municípios de Ribeirão e Gameleira; ao rio Sirinhaém, no trecho do município de Barra de Guabiraba, e o rio Pirangi, na cidade de São Benedito do Sul. O aviso se deu em razão das fortes chuvas que castigam a Zona da Mata Sul neste domingo (21). Na mesma região, o rio Una, que passa por Barreiros, está estável mas chegou à marca dos cinco metros. A previsão é que a chuva continue a cair na Mata Sul na segunda e terça-feiras. 

A Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) vem monitorando as regiões afetadas desde a última sexta-feira (19) e, por determinação do governador Paulo Câmara, a equipe de campo seguiu para os municípios fragilizados pelas chuvas para realizar um levantamento e fazer o planejamento de medidas a serem tomadas. 

Mais 600 famílias ficam desabrigadas na região
 
O município de Barreiros registrou cerca de 518 famílias desalojadas, devido à subida de nível dos rios Una e Carimã - volume considerado acima do normal para a época, conforme balanço divulgado pela Codecipe. De acordo com a  APAC, o rio não transbordou, mas a população precisa se manter em alerta. Em São José da Coroa Grande, já são 50 famílias desalojadas, enquanto Tamandaré registra 42 residências alagadas. O Engenho Oriente encontra-se isolado pela água.

Na últimas 24h, a APAC revelou que Barreiros recebeu 150 milímetros de chuva, Catende sofreu com 85 milímetros e Belém de Maria 69 milímetros de chuva. Contudo, é esperado que, com o cessar da chuva, a água baixe e as famílias desalojadas possam voltar para suas casas. A APAC, em parceria com a Codecipe, permanece em estado de atenção e pode ser emitido novos alertas, em caso de alteração das condições climáticas.
 
A seguir, confira os três alertas emitidos pela APAC na manhã deste domingo (21), sendo válido para as próximas 24h:
 
AVISO HIDROLOGICO N° 11
A PCD de Ribeirão (José Mariano) registrou o nível do Rio Amaraji acima da cota de
alerta, devido às chuvas registradas nas últimas 24h. No momento o nível do rio está com
tendência a subir e, se permanecer com esta tendência, poderá atingir as áreas ribeirinhas do RioAmaraji nos municípios de Ribeirão e Gameleira. 
Devido ao evento meteorológico que está ocorrendo, deve ser considerada a possibilidade
de extravasamentos de canais ou córregos, em especial aqueles localizados em zona urbana. 
 
AVISO HIDROLOGICO N° 12
A PCD de Joaquim Nabuco (Engenho Bento) registrou o nível do Rio Sirinhaém acima da
cota de alerta para o município de Barra de Guabiraba, devido às chuvas registradas nas últimas 24h. No momento o nível do rio está com tendência a subir e, se permanecer com esta tendência, poderá atingir as áreas ribeirinhas do Rio Sirinhaém neste município. 
Devido ao evento meteorológico que está ocorrendo, deve ser considerada a possibilidade
de extravasamentos de canais ou córregos, em especial aqueles localizados em zona urbana.
 
AVISO HIDROLOGICO N° 13
A PCD de São Benedito do Sul registrou o nível do Rio Pirangi acima da cota de alerta,
devido às chuvas registradas nas últimas 24h. No momento o nível do rio está com tendência a subir e, se permanecer com esta tendência, poderá atingir as áreas ribeirinhas do Rio Pirangi na cidade de São Benedito do Sul.
Devido ao evento meteorológico que está ocorrendo, deve ser considerada a possibilidade
de extravasamentos de canais ou córregos, em especial aqueles localizados em zona urbana. 
 
 
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL